Mundo

Paraguai designa comissão para revisar acordo de Itaipu com o Brasil

Anúncio ocorreu um dia depois da maior crise política do governo de Mario Abdo Benítez, que quase teve um processo de impeachment aberto contra si

O Paraguai anunciou nesta sexta-feira (2) os primeiros integrantes de uma comissão que vai liderar a renegociação do tratado da usina de Itaipu com o Brasil em 2023.

O anúncio ocorreu um dia depois da maior crise política do governo de Mario Abdo Benítez, que esteve prestes a ver um processo de impeachment aberto contra si na Câmara dos Deputados devido a um acordo sobre a compra de energia de Itaipu com o Brasil até 2022.

A criação da comissão era um dos compromissos que Abdo Benítez assumiu após as críticas sobre as negociações com o Brasil sobre Itaipu.

Os dois países terão que chegar a um acordo para modificar o anexo C do Tratado de Itaipu, que vence em 2023 e que obriga o Paraguai a vender ao Brasil a preço de custo o excedente de 50% da energia gerada pela usina, que fica na fronteira entre os dois países.

A divulgação dos 12 nomes que integrarão a comissão coube ao novo ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Antonio Rivas. Entre eles estão políticos, assessores econômicos e especialistas em energia.

Destaca-se a presença de dois ex-ministros da Fazenda: César Barreto, que comandou o órgão entre 2007 e 2008, durante o governo de Nicanor Duarte, e Manuel Ferreira, que esteve na pasta entre 2012 e 2013, como parte do mandato interino de Federico Franco.

Rivas explicou que a lista é preliminar e que a comissão pode chegar a 20 integrantes. Segundo ele, alguns dos especialistas convidados pelo governo ainda não responderão se gostariam de participar das negociações.

Também fará parte do grupo o economista americano Jeffrey Sachs, que desde 2012 assessora o Paraguai estudando o mercado regional de energia para auxiliar nas negociações do acordo.

Além da criação da comissão, Rivas informou que o governo vai realizar mudanças no conselho de Itaipu, outra medida para tentar acalmar os ânimos no país após o polêmico acordo energético. O chanceler, porém, não quis dar detalhes sobre quais serão essas alterações.

FONTE: EFE

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com