Teia Digital

Pandemia ainda afeta a renda, mas surgem indicadores positivos – Silvio Persivo

Ninguém poderia dizer nada melhor. “Há mais a falar do que apenas palavras” (Humphrey Bogart). 

PESCADORES FAMOSOS PROMOVEM PESCA ESPORTIVA DE RONDÔNIA

A Superintendência Estadual de Turismo – Setur, em parceria com o Conselho Empresarial de Turismo – Conetur, que desenvolve o projeto Porto Velho Sport Fishing, promoveu a vinda de dois pescadores mais conhecidos e influentes do País a Porto Velho. Nelson Nakamura e Fábio Baca, que estão na Capital desde a última sexta-feira (13). A programação deles, no nosso estado, segue até o próximo domingo (22), com a finalidade de aquecer o setor, além da criação de novas rotas e a promoção de destinos turísticos para Rondônia. Nos últimos dias, a pescaria aconteceu em Mutum-Paraná, seguindo pelo rio Madeira e Lago Samuel. A pesca esportiva vem se tornando um dos principais segmentos do turismo em Rondônia, e atrai muitos turistas do Brasil e do  exterior, na esperança de capturar os grandes peixes dos rios da Amazônia. Para o superintendente da Setur, Gilvan Pereira, “Este é um setor que mostra muito das características do Estado. Esta parceria busca a aproximação de quem valoriza o turismo da região, como os empresários e pescadores, que desenvolvem boa parte da economia neste segmento”.  

KOMBUCHA EM PORTO VELHO 

O Kombucha, chá probiótico, é uma bebida milenar feita a partir do chá verde, preto ou branco, que é fermentado por leveduras e bactérias (scoby) que aumenta a imunidade das pessoas, regula o metabolismo e o trato intestinal, melhora a memória e o libido, bem como equilibra o PH do sangue, entre outros benefícios. Embora muitas pessoas, hoje, em dia produzam sua própria bebida existe uma grande parte da população que nem conhece. Aqui, em Porto Velho, a autêntica pode ser encontrada no Instagram @KPMBUCHAPVH ou com a Mari (69) 98473-6667. Comprei dela no Varandas Criativa e posso garantir é de muito boa qualidade. 

GOIÁS SERÁ O PRIMEIRO ESTADO A EMITIR O RG ÚNICO

O Estado de Goiás partiu na frente e deve ser o primeiro da federação a oferecer o RG Único, ou o novo RG, documento que irá substituir  a atual carteira de identidade deve ser emitido em breve. Góias já firmou um acordo com o Ministério da Economia e a secretarias estadual de Segurança Pública (SSP-GO) e de Desenvolvimento e Inovação (SEDI-GO) para iniciar a substituição no Estado. No termo de cooperação técnica está prevista a integração da base de dados do Registro Geral ao portal Gov.br. Na prática, isto permite que os órgãos goianos acessem a API do site de serviços do governo para liberar a emissão da nova carteira de identidade. Em Goiás somente estão aguardando, para emitir o novo RG, a definição do novo padrão de QR Code, atualmente sob os cuidados da Câmara Executiva Federal de Identificação do Cidadão (Cefic). A mudança deve ficar pronta nas próximas semanas, possibilitando assim a criação do documento pelo instituto de identificação. O QR Code traz dados e informações importantes para a autenticação do documento e será posto no verso do RG Único. A previsão é a de que, nos demais estados brasileiros, até o dia 6 de março de 2023 os órgãos responsáveis pelo documento já estejam adequados e operando de acordo com as novas regras

CRESCE A CIRCULAÇÃO DE PESSOAS NAS LOJAS FISÍCAS EM 2022

Segundo a HiPartners, em parceria com a   SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), a circulação de consumidores está em alta nos últimos meses. Em abril, o fluxo nos shopping centers cresceu 6% em relação a março, o que representa uma movimentação dobrada em relação ao mesmo período do ano passado, quando o comércio estava restrito pela pandemia. Segundo Lyana Bittencourt, CEO do Grupo Bittencourt, apesar do aumento na circulação, empreendedores e varejistas precisam atrair a atenção do consumidor nessa retomada e priorizar a organização da loja de forma estratégica para aumentar o desempenho do ponto de venda e a contribuir para a fidelização do cliente. Para ela, “A loja deve ser desenhada em torno da jornada do consumidor e do que ele espera de experiência de compra”.Nota com informações de Letícia Chaves da Agência Maind. 

PANDEMIA AINDA AFETA A RENDA, MAS SURGEM INDICADORES POSITIVOS

 A TransUnion, empresa global de informações e insights, divulgou o Consumer Pulse Study do 1º trimestre de 2022. A pesquisa mostra algum otimismo em relação ao futuro financeiro de consumidores, mas isto continua afetado pelo impacto financeiro contínuo da pandemia de Covid-19 que ainda pesa na população brasileira. O Consumer Pulse Study do primeiro trimestre de 2022 baseou-se em  1.056 pessoas adultas brasileiras, entre 14 e 22 de fevereiro de 2022.  No 1º trimestre de 2022,  40% as pessoas apontaram que a renda familiar diminuiu, enquanto 34% falaram que permaneceu a mesma e 26% citaram aumento. Os principais fatores de perda de receita foram o desemprego e a redução do salário. Porém, houve melhorias em relação ao trimestre anterior, com 24% da população dizendo que alguém em sua casa perdeu o emprego no primeiro trimestre, abaixo dos 32% dos últimos três meses de 2021.  e ainda com 22% de brasileiros mencionando que alguém em sua família teve o salário reduzido, abaixo dos 29% no quarto trimestre de 2021. Sintomas positivos são que 13% das pessoas indicaram que alguém na sua casa havia começado um novo negócio, além dos 11% que relataram aumento salarial e 7% iniciaram um novo emprego no último mês. Nota com informações de Priscila Dezidério, da Sing Comunicação de Resultado. 

AUTOR: SILVIO PERSIVO –  COLUNA TEIA DIGITAL

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