Cultura

Orquestra Villa-Lobos se apresenta nesta sexta, na Madeira-Mamoré em Porto Velho

Todos os integrantes da orquestra, assim como o maestro e toda a diretoria são voluntários

A orquestra sinfônica Villa-Lobos fará apresentação especial nesta sexta-feira (22), às 20h, na Praça Madeira-Mamoré, durante a programação do Natal Porto de Luz, promovido pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Funcultural. O Natal Porto de Luz é coordenado pela primeira dama Ieda Chaves.

A apresentação desta sexta inclui músicas natalinas e temas de filmes. A Villa-Lobos conta com 30 integrantes, sob a regência de Marcelo Yamazaki Carvalho e direção de Marina Prestes Carvalho.

A orquestra foi criada em 2008. Inicialmente começou com um grupo de violinos, mas foi incluindo outros instrumentos, como flautas, violas, violoncelos, baixo acústico, além dos clarinetes e alguns instrumentos de sopro.

Com agenda sempre lotada, os músicos se apresentaram em junho deste ano no Teatro Palácio das Artes, no primeiro Concerto Internacional para Piano e Orquestra com a pianista e organista doutora Shelly Moorman-Stahlman, professora da Lebanon Valley College, de Annvile, Pensilvânia, Estados Unidos. A orquestra foi convidada também para a inauguração do Palácio das Artes, quando fez duas apresentações com casa lotada.

INTEGRANTES

Qualquer pessoa de Porto Velho que tenha instrumento musical e condições mínimas de leitura de partituras pode participar da orquestra. Porém, precisa assinar termo de compromisso e comparecer aos ensaios e às aulas em grupo. A direção da Villa-Lobos iniciou este ano uma nova orquestra para iniciantes, a Uirapurú, visando a preparação de novos músicos na parte orquestral.

VOLUNTÁRIOS

Todos os integrantes, assim como o maestro e toda a diretoria são voluntários, segundo informou o maestro Marcelo Yamazaki. O patrocinador master da orquestra é o “Sicoob – faça parte”. De acordo com o maestro, essa empresa tem a visão de apoiar a cultura em Rondônia, principalmente a música orquestral.

Marcelo explica que os custos para manter a orquestra são altos. “Temos diversas despesas com a confecção de arranjos, estantes de partituras, impressão de todas as obras, camisetas, transporte, água, luz, despesas fixas, além das bolsas de estudos que não são contempladas pelo patrocinador, e sim pela própria escola”.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Nesta quinta feira (21) haverá show das “chearleaders” Demolidora, do curso de Engenharia (Unir), cantata natalina com o coral do Tribunal de Contas do Estado e Ballet Funcultural.

Na sexta, além da Orquestra Villa Lobos, terá ainda apresentação do Ballet Funcultural, do cantor evangélico Márcio Couht e do Ministério Soul, da Igreja Metodista Wesleyana, da zona Sul.

No sábado (23) a apresentação ficará por conta da orquestra Harmonia Celeste, da Assembleia de Deus, e em seguida apresentação do Ballet Funcultural.

Por fim, encerrando a programação do Natal de Luz, na segunda-feira (25) haverá show da escola municipal de música Laio e o Ballet Funcultural.

Fonte: Funcultural

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com