Buscando a melhoria do acesso à educação, o Governo de Rondônia vem reforçando desde 2019 o transporte escolar para os estudantes da zona rural dos municípios do Estado. A exemplo do município de Alta Floresta, que atualmente conta com mais de 29 ônibus escolares para atender alunos das zonas rurais e também das escolas indígenas, beneficiando mais de 1500 estudantes. Além dos ônibus que já estão à disposição do município, os estudantes da região utilizam 10 micro-ônibus e uma Kombi.
Por meio do Programa Estadual de Transporte Escolar Compartilhado “Ir e Vir”, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que garante o repasse de recursos financeiros aos municípios para a execução do transporte escolar rural, como também do Programa Caminho da Escola, o Governo do Estado destinou mais de 50 veículos para a oferta do transporte escolar às Coordenadorias Regionais de Educação. Neste ano de 2022, está previsto o investimento de RS 125.440.606,51 (cento e vinte e cinco milhões, quatrocentos e quarenta mil, seiscentos e seis reais, cinquenta e um centavos), conforme portaria nº 871 de 21 de janeiro de 2022, para firmar parceria com os municípios que apresentam interesse, por meio do Programa Estadual de Transporte Escolar Compartilhado “Ir e Vir”, da Secretaria de Estado da Educação.
A coordenadora regional de Educação de Alta Floresta, Nadir Fernandes destacou a importância desses veículos para os estudantes do munícipio, apontou ainda que ao todo mais de 629 alunos da Rede Estadual e mais de 971 da Rede Municipal são beneficiados pelas as ações do Governo. “As rotas dos veículos são analisadas e distribuídas logisticamente com a finalidade de atender os interesses da população em geral, visando a imparcialidade. “Todos os alunos da zona rural distantes mais de dois quilômetros das escolas, matriculados em Escola Municipal e Escola Estadual, de ensino infantil, fundamental e médio, respeitando o zoneamento, são atendidos pelo transporte escolar e isso é de suma relevância para nossos estudantes, destacou .”
FONTE: SECOM/RO
Add Comment