Justiça

NOVO COMANDO: Daniel Pereira é convocado pela ALE/RO e assume o governo de Rondônia sexta feira

O Vice-governador Daniel Pereira-PSB já foi convocado pela Assembleia Legislativa para assumir como Governador do Estado de Rondônia, em virtude da vacância do cargo, confirmada na manhã desta quarta-feira, 04, em carta recebida pelo presidente da Casa, Maurão de Carvalho, assinada pelo governador Confúcio Moura, (MDB), que deverá concorrer a uma das vagas ao senado federal nas próximas eleições.

A sessão solene para a posse novo governador Daniel Pereira (PSB) está marcada para as 15 horas, no Plenário de Deliberações da Assembleia Legislativa.

A leitura da curta Carta de Renúncia, endereçada ao presidente da ALE foi lida pelo deputado Jesuíno Boabaid (PMN). Na Mensagem 46 Confúcio informa “a esse Poder Legislativo a minha decisão de renunciar de forma irrevogável e irretratável o cargo de governador do Estado, na forma expressa no § 3º, do artigo 61 da Constituição Estadual, no dia 6 do corrente mês, e transmiti-lo, na mesma data, ao vice-governador”.

A mensagem também pede para que ocorra a sucessão à vaga, conforme determina o artigo 58 da Constituição Estadual, “solicito os bons préstimos de Vossa Excelência no sentido de convocar sessão para o recebimento da Mensagem desta renúncia, bem como a posse do vice-governador, nos termos do artigo 112 do Regimento Interno dessa Casa de Leis”, finaliza a mensagem.

Também foi lida carta do deputado Laerte Gomes (PSDB) renunciando ao cargo de líder do governo no Poder Legislativo, “em caráter irrevogável e irretratável por motivos de foro íntimo, a partir de seis de abril”, afirma a missiva, bem como o do vice-líder Cleiton Roque (PSB).

Greve dos Professores

O deputado Hermínio Coelho (PCdoB) disse não acreditar que Confúcio Moura (MDB) renunciou ao governo e deixou a educação em greve há 47 dias e sem dar nenhuma satisfação, sem dar nada, questionou o parlamentar.

Coelho afirmou que o presidente da ALE colocou R$ 20 milhões do orçamento próprio da Casa para resolver “e o governo não tem nada, vai sair desse jeito, pela porta do fundo? ” lamentou o parlamentar.

Hermínio disse já esperar isso do governador Confúcio, mas pediu aos professores e toda categoria da Educação para que ele não tenha voto. “Se eu souber de um professor que votou em Confúcio Moura pro Senado vou ficar com raiva, porque é muito covardia. Nunca veio dialogar com os professores. Ele já vai tarde” afirmou.

O deputado disse esperar do futuro governador Daniel Pereira que ao assumir na sexta-feira ao assumir tome a frente da negociação e garanta o piso e plano estadual de carreira aos servidores da educação.

O deputado Lebrão disse que o governador é governador até o último dia, no caso até o dia 6 é de sua responsabilidade. “Se isso não acontecer ficará a cargo a cargo do Daniel Pereira que tem aval dos 24 deputados que são totalmente favoráveis a todas as reivindicações da educação”, finalizou Lebrão.

CONFIRA O ATO DO LEGISLATIVO ESTADUAL QUE DECLARA VACÂNCIA DO CARGO DE GOVERNADOR

FONTE: DECOM/ALE-RO

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]