Decisão foi tomada após Ministério da Saúde suspender contratos de compra de equipamentos vindos do exterior
O MPF (Ministério Público Federal) abriu um inquérito civil na segunda-feira (8) para investigar a compra de respiradores vindos do exterior pelo Ministério da Saúde. A decisão foi tomada após a pasta suspender contratos de compra.
Os equipamentos são essenciais nos casos mais graves da covid-19.
No dia 2 de junho, Carlos Wizard, falando na condição de futuro secretário do Ministério da Saúde, afirmou em entrevista que os contratos emergenciais firmados pela União para a compra de respiradores estavam com valores acima do razoável.
As compras teriam sido canceladas já que, segundo Wizard, a indústria brasileira teria condições de satisfazer a demanda nacional de fornecimento dos equipamentos para todo o país. O inquérito tem prazo de 1 ano.
Wizard atuava como Conselheiro do Ministério da Saúde, em condição pro bono, e havia sido convidado para assumir a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. No entanto, não aceitou o convite, afirmando que se dedicaria “de forma solidária e independente aos trabalhos sociais que iniciei em 2018 em Roraima”.
FONTE: Record TV
Add Comment