O presidente da Corte avaliou que o habeas corpus do ex-presidente Lula pode ser julgado ainda este ano, mas sem ir a plenário
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, declarou nesta segunda-feira (01/07/2019) que o habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que pode tirar o político da cadeia, deve ser julgado ainda este ano, mesmo não estando na pauta do segundo semestre. Questionado sobre as pressões que a Corte tem sofrido, o magistrado pontuou que todos os integrantes do STF tem “couro suficiente” para aguentar o momento de tensão.
“Todos aqui têm couro suficiente para aguentar qualquer tipo de crítica e de pressão”, afirmou Toffoli. O ministro ainda disse que as manifestações contra a Suprema Corte foram mais brandas no último domingo (30/06/2019), quando entidades foram às ruas em favor da reforma da Previdência e em repúdio aos vazamentos de mensagens envolvendo o ex-juiz da Lava Jato, Sergio Moro, e procuradores da força-tarefa.
“Se compararmos manifestações do passado, seja em anos anteriores, seja neste próprio ano, com as que ocorreram, você vê que o tom mudou bastante. De uma agressividade, nós temos hoje uma crítica dentro daquilo que é uma crítica razoável, do ponto de vista de não ser tão ofensiva”, avaliou o presidente do STF.
HC de Lula
Toffoli afirmou que a análise do HC de Lula deve ficar na 2ª Turma da Corte, sem ir a plenário. O ministro disse ainda que não cabe ao Supremo decidir se o ex-presidente será ou não solto. Os casos que vierem vão ser julgados, a maioria decide. Se vai ser solto ou não vai ser solto não é uma questão que está colocada na pauta do STF. É uma questão que vai ser decidida no caso concreto”, declarou.
FONTE: METROPOLES.COM
Add Comment