Queiroga acompanhou a ação itinerante de saúde realizada pela Prefeitura, em Porto Velho
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve nesta terça-feira (21), em Porto Velho. Ele participou de uma ação itinerante de saúde realizada pela Prefeitura na Escola Maria Francisca de Jesus Gonçalves, no residencial Orgulho do Madeira, na zona Leste, da Capital.
Na ação, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), ofertou aos moradores serviços de vacinação contra a Covid-19 e gripe, testes rápidos, orientação de planejamento familiar, atendimento médico e agendamento de consultas para colocação de DIU, laqueadura e vasectomia. Também foi realizada a atualização do cartão de vacina para maiores de 12 anos.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, acompanhou a ação e aproveitou a visita à ação no Orgulho do Madeira para reforçar a necessidade de aplicação da segunda dose e a de reforço.
“Precisa aumentar a cobertura, sobretudo, na região Norte. O avanço é necessário, e a população só vai estar protegida quando o esquema vacinal estiver completo. É o segredo para proteção também contra a variante Delta e a Ômicron, se chegar até aqui”, alertou.
Segundo ele, a região Norte é a maior riqueza do Brasil, mas apresenta grandes desafios pela sua dimensão territorial. “Estamos aqui em parceria com a Semusa, para estimularmos a todos, aqueles 25% que ainda não tomaram a segunda dose e reforço, lembrando que podem ser aplicadas em todos aqueles acima dos 18 anos e que tomaram a segunda dose após 120 dias”, lembrou.
Os imunossuprimidos podem tomar a dose de reforço após 28 dias da segunda dose. A Semusa reitera que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) já estão atendendo com aplicação de vacina para facilitar o acesso da população.
A Ação de Saúde conta com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a expectativa diária é aplicar cerca de 2 mil doses de cada imunizante, incluindo a de influenza. Os atendimentos seguem nesta quarta-feira (22), das 9h a 17h.
FONTE: PORTAL DA CIDADE
Add Comment