O Ministério da Saúde lançou, na tarde deste ultimo domingo (20), uma nota de pesa por conta da morte de mais de 100 especialistas em AIDS na queda do avião da Malaysia Airlines.
O trágico incidente envolvendo o avião da Malaysia Airlines, nesta quinta-feira (17), não apenas tomou a vida de mais de 290 pessoas, mas deve trazer um enorme prejuízo para a pesquisa e o debate sobre a luta contra o HIV/Aids no mundo. As notícias apontam que mais de cem cientistas e representantes de entidades e de movimentos sociais envolvidos com o controle da doença estavam a bordo do voo. Trata-se de um cenário perturbador para as milhares de vidas perdidas todos os anos para essa epidemia.
O Ministério da Saúde do Brasil é um dos participantes do congresso internacional sobre aids, que acontece na Austrália, para onde iam os cientistas e ativistas. No mundo, avançamos na prevenção, no diagnóstico e no tratamento das pessoas infectadas pelo HIV. Neste momento, sofremos uma grave derrota. Sem essas referências mundiais, o debate será menos rico e cada instante que contamos sem novas perspectivas para a doença, milhares de vidas se vão.
É lamentável o ocorrido. O Ministério da Saúde se solidariza com as famílias das vítimas. O combate à aids é um símbolo da luta pela vida e pela paz. Em homenagem a esses cientistas e ativistas, devemos nos fortalecer e continuar na busca de soluções e tecnologias para o controle do HIV.
Fonte: Ministério da Saúde
Add Comment