Mundo

Militares procuram caixas-pretas após queda de avião nas Filipinas

Acidente aéreo deixou 52 mortos; Avião Hercules C-130 transportava 96 pessoas, em sua maioria militares

As forças de segurança filipinas percorreram nesta segunda-feira (5) uma ilha remota no sul do país para procurar as caixas-pretas com as informações do avião que caiu no domingo e provocou 52 mortes, em um dos mais graves acidentes aéreos militares na história do país.

O avião Hercules C-130 transportava 96 pessoas, em sua maioria militares recentemente formados, quando saiu da pista no domingo ao tentar pousar na ilha de Jolo, província de Sulu, um reduto de militantes islâmicos.

Cinquenta e duas pessoas, incluindo 49 militares e três civis, morreram na tragédia – o avião pegou fogo depois de sair da pista -, informou o porta-voz das Forças Armadas das Filipinas, o major Edgard Arévalo.

Três pessoas morreram em terra, quando trabalhavam em uma pedreira, informou um funcionário do governo local, Tanda Hailid.

Fotos divulgadas pelas equipes de emergência mostram a cauda danificada do avião e os restos fumegantes da fuselagem entre uma plantação de coco.

“Temos pessoas no local para proteger as peças de evidências que vamos recuperar, em especial o registro de informações de voo”, disse Arévalo.

Ele destacou que a investigação inclui o relato de testemunhas, gravações e as conversas de rádio entre o piloto e a torre de controle.

A maioria dos passageiros concluiu recentemente o treinamento militar básico. Eles foram enviados à ilha como parte de um esforço para combater os insurgentes na área de maioria muçulmana.

Os militares têm uma forte presença no sul das Filipinas, onde operam grupos rebeldes, como o Abu Sayyaf, conhecido pelos sequestros.

“Esta é uma das piores tragédias que aconteceram às nossas Forças Armadas”, disse Arévalo.

Os C-130 foram os principais aviões das Forças Aéreas em todo o mundo durante décadas. As aeronaves são utilizadas para transportar soldados, mantimentos e e veículos.

O Hercules de segunda mão que sofreu o acidente no domingo foi comprado dos Estados Unidos e entregue há alguns meses às Filipinas.

O avião é um dos quatro na grota do país. Dois estão em manutenção e o quarto parou de operar após o acidente.

“São pilotos experientes, por isso não podemos dizer imediatamente o que aconteceu”, afirmou Arévalo.

“As aeronaves não são novas, mas estão em condições adequadas de uso”, completou.

O acidente foi o mais letal da história da Força Aérea filipina, afirmou o analista militar José Antonio Custodio.

A queda de um PAF C-47 em 1971 provocou 40 mortes, recordou o historiador.

FONTE: AFP

About the author

Marcio Martins

Add Comment

Click here to post a comment

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]