Mundo

Mercosul nega pedido de Zelenski para discursar em cúpula do bloco

Presidente ucraniano desejava falar aos líderes de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, mas grupo não chegou a consenso

Um porta-voz da presidência temporária do Mercosul anunciou nesta quarta-feira (20) que os governos de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai negaram ao presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, a oportunidade de fazer um discurso na cúpula na próxima quinta-feira (21).

“Não houve consenso. Foi comunicado ao embaixador ucraniano na Argentina, presente no Paraguai”, informou nesta quarta-feira em coletiva de imprensa Raúl Cano, vice-ministro de Relações Exteriores do Paraguai.

O Mercosul, criado em 1991, é o principal bloco de integração da América do Sul, com Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai como sócios.

Acordo com Singapura

O ministro de Relações Exteriores do Paraguai, Julio Arriola, anunciou a conclusão das negociações para um acordo “de última geração” entre o Mercosul e Singapura durante a reunião ordinária do bloco celebrada em Assunção.

“Concluímos as negociações para um acordo de última geração com Singapura que ampliará o horizonte comercial com o sudeste asiático”, anunciou o ministro paraguaio em mensagem a seus homólogos do bloco.

Arriola disse que Singapura é um importante aliado comercial e de investimentos para o Mercosul. Em 2021, as exportações do bloco a esse país alcançaram 5,92 bilhões de dólares, enquanto as importações totalizaram 1,25 bilhão, segundo dados do bloco.

O chanceler brasileiro Carlos Alberto França descreveu como “significativo” o acordo alcançado, “o primeiro com o sudeste asiático e o mais dinâmico do mundo”.

FONTE: AFP

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

DIRETO DE ROLIM

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese