Brasil

Medo do metanol faz despencar vendas de bebidas destiladas no país

Gim, vodca e uísque tiveram queda de 35% nas vendas no Brasil e quase 60% em SP; casos de intoxicação mudaram hábitos, elevando consumo de cerveja e vinho

O medo de consumir bebidas adulteradas com metanol mudou o comportamento de compra dos brasileiros. Para alguns consumidores, a confiança agora está mais voltada às prateleiras dos supermercados.

“Eu já costumo comprar aqui faz tempo, então é um lugar que tenho confiança pra comprar vodka ou algum destilado, mas realmente mudou o consumo. Eu evito comprar em adega por medo de estar adulterado”, conta o programador Cauã Moreira.

A mudança de hábito também foi percebida pelos estabelecimentos que vendem bebidas. Os consumidores estão trocando os destiladoss por fermentadas, como cervejas e vinhos — o que deixou as prateleiras cheias e forçou os supermercados a lançarem ofertas para atrair o público.

“O que está nos preocupando agora é o estoque de fim de ano, quando se vende muita bebida. Vamos ter cautela para evitar comprar errado e sobrar muita coisa no ano que vem”, explica Antônio Ferreira, gerente regional de um supermercado.

Queda nas vendas

Depois de registrar alta de 4,9% no faturamento até agosto, o setor de destilados mergulhou em queda de 25% nas vendas nacionais entre 28 de setembro e 11 de outubro, período em que começaram a surgir os casos de intoxicação. Na Grande São Paulo, o tombo foi ainda maior: 45,3%.

“Em São Paulo surgiram os primeiros casos, então o impacto foi maior. É uma região altamente consumidora, de grande importância pro mercado, e isso afeta o total nacional”, explica o especialista Mário Ruggiero.

Os produtos mais afetados foram gim, vodca e uísque, com redução de 35% nas vendas no país e quase 60% em São Paulo, comparando a segunda semana de outubro com o mesmo período do ano passado.

Nos bares, o cenário também é de cautela. O medo da contaminação afastou parte dos clientes e reduziu o consumo de destilados em 35% em alguns estabelecimentos da capital paulista.

“A confiança vai voltando aos poucos, não é de uma vez. As casas mais antigas, que sempre trabalharam da forma certa, vão reconquistando o público”, diz Wanderley Romano, sócio do bar Salve Jorge.

Para os empresários, a única receita para a crise é a transparência.

“Reconquistar a confiança do cliente é fundamental. Mostrar na prática a procedência das bebidas e comprar sempre de fornecedores formais é o caminho para reduzir qualquer risco”, reforça Mário Ruggiero.

FONTE: SBT NEWS

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]