Teia Digital

Mantida a restrição de carga no Abunã – Por Sílvio Persivo

Ensinar é abrir janelas. “O bom professor abre os olhos dos aprendizes para novas questões, conexões e perspectivas que eles não consideraram antes, iluminando novas possibilidades para trabalhar e viver” (Richard Gunderman). 

FEIJOADA DO BURACO DO CANDIRU 

O nosso amigo Marcus Vinícius Danin, o CEO do Buraco do Candiru, anunciando que, no dia 02 de novembro, teremos a sua famosa feijoada completa, ou, como o quanto puder, no estilo Self-Service do nosso botequim de grife. Não se pode perder. Por sinal, nas sextas e sábados, do lado do Buraco do Candiru, você pode experimentar o “Tacacá Dois Irmãos”, a partir das 17:00 horas. Eles também possuem um delicioso vatapá. De segunda a sábado, o tacacá, também no mesmo horário, pode ser encontrado do lado do Supermercados Aguiar, na Pinheiro Machado. Mais informações sobre o tacacá e o vatapá podem ser obtidas no celular (69) 99373-5483. 

OLHA A SOPA!

Por falar em comida boa e barata uma opção para uma ótima sopa é o Coqueiros Caldos, na Rua Uruguai, 2570-Embratel. Também o local oferta churrasquinhos e grelhados, mas, sou fã mesmo é da sopa de carne. Excelente. Também atende pedidos pelo ifood ou pelo telefone 3301-1695. 

IV COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO ESCOLAR E 35ª SEMANA DE PEDAGOGIA

No período de 25 a 29 de novembro acontecerá o IV Colóquio de Educação Escolar (COLEE) e a 35ª Semana de Pedagogia, sob a coordenação do Departamento de Ciências da Educação (DECED) e do Mestrado Profissional em Educação Escolar (MEPE) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), os eventos terão como temática principal “Educação Pública, Ciência e Formação Docente: resistências e desafios”. O IV COLEE é destinado a toda a comunidade científica, acadêmica e a profissionais da educação e áreas afins, como forma de possibilitar a discussão sobre a valorização da Educação Pública e das Ciências para a Formação Docente e apresentar estudos que reflitam sobre os desafios de consolidar discursos, ações e práticas docentes que contribuam para melhorar a qualidade da educação em Rondônia, na Amazônia e no Brasil. O evento será desenvolvido por meio de conferências, mesas-redondas e minicursos com participação de pesquisadores e pesquisadoras de diferentes instituições brasileiras e da Comunidade Regional. Serão realizadas defesas públicas de dissertações com apresentação de pesquisas intervencionistas e propositivas desenvolvidas pelo MEPE. Para a submissão de trabalhos (comunicações científicas, oficinas e minicursos), basta acessar o link http://www.eventos.unir.br/index.php/colee/COLEE/about/submissions#onlineSubmissions. A comissão organizadora informa que todos os participantes (com ou sem trabalho) deverão preencher o formulário de inscrição como ouvintes para terem direito ao certificado de participação geral no evento, a partir do link https://forms.gle/DJC2xkb95pKkqBQ66. Mais informações do IV COLEE estão disponíveis no sítio eletrônico http://www.eventos.unir.br/index.php/colee/COLEE/index. Possíveis dúvidas podem ser questionadas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone: (69) 2182-2108.

MANTIDA RESTRIÇÃO DE CARGA NO ABUNÃ

Mesmo com uma leve elevação nos últimos dias, o nível da água segue baixo na região de Abunã, no caminho de Rondônia para o Acre. Assim, as balsas que fazem a travessia do Rio Madeira mantém a restrição de carga passando com apenas 30% da capacidade das embarcações. Esta restrição, que começou no dia 10 de agosto, quando o volume de água caiu para a menor profundidade é feita para assegurar a segurança da navegação, bem como, também, a Marinha do Brasil suspendeu, desde  aquela data, as navegações de comboios no período da noite, quando aumenta o perigo, por causa dos bancos de areia que se formam no meio do rio, para evitar acidentes. 

CRESCE OTIMISMO DO COMÉRCIO DE MANAUS 

O otimismo dos empresários do comércio de Manaus voltou a aumentar em outubro se situando acima da média nacional. O maior nível de confiança se refletiu também nas intenções de investir e contratar. Os dados são do Icec (Índice de Confiança do Empresário do Comércio) divulgado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).   Com 135,2 pontos, o resultado é 9,3% superior ao do mesmo mês de 2018 (123,7) e 1,4% maior do que de setembro de 2019 (133,4%). Foi o segundo aumento seguido da capital no indicador e é o melhor número desde abril (137,8). Em nível nacional, o setor cravou 121,4 pontos, com acréscimos de 12,7% e de 0,1%, respectivamente, no melhor resultado desde maio. A pesquisa avalia condições atuais, expectativas de curto prazo e intenções de investimento. Pontuações abaixo de 100 representam insatisfação, enquanto valores acima de 100 e até 200 são considerados de satisfação. A CNC sondou em torno de 6.000 empresas de todas as capitais do país – 164 delas, em Manaus. O ICEC de Porto Velho, para se ter uma comparação, é maior ainda alcançando 138 pontos. 

O PÃO NOSSO DE CADA DIA CONTINUA SOBERANO 

Mesmo com tendência de queda de categorias de consumo massivo, o pão não perdeu espaço na mesa do brasileiro.  O alimento, cujo Dia Mundial é celebrado em 16 de outubro, tem 98,7% de penetração nos lares nacionais e está presente em quase 1/4 de todas as refeições, especialmente no café da manhã. É o que aponta a Kantar, líder global em dados, insights e consultoria. Apesar do pão artesanal ter mais de 80% de penetração, é o crescimento do industrializado que se destaca. Este segmento representa 10,6% do consumo da cesta de derivados de trigo e, mesmo com aumento de preço de 3,2%, registrou uma  expansão em 10,3% no volume e de 2,6 pontos de penetração de 2017 para 2018.

 

AUTOR; SÍLVIO PERSIVO –  COLUNISTA TEIA DIGITAL

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]