Cidades

Mais de mil animais foram imunizados contra a raiva em mutirão de vacinação na zona rural de Porto Velho

De janeiro até agora, mais de 3 mil cães e gatos já receberam a dose de proteção em toda a capital

O mutirão de vacinação antirrábica, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da Divisão de Controle de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos (DCZADS), na zona rural de Porto Velho, alcançou resultados extremamente positivos. Após 15 dias de atividades, 1.063 animais foram imunizados contra a raiva.

A força-tarefa levou a imunização de casa a casa para cães e gatos na Vila da Cachoeira do Teotônio, Assentamento Santa Rita, Linha do Táxi, Morrinhos, entre outras localidades daquela região. O esforço das equipes garantiu não apenas a proteção dos bichinhos, mas também a saúde dos tutores e familiares contra a raiva.

A vacinação animal itinerante é uma atividade rotineira da Semusa, que busca garantir a proteção animal à população que reside em regiões mais distantes. Para o gerente da DCZADS, Edson Cruz, “essa é uma forma de ampliar e fortalecer as ações de combate ao vírus da raiva”.

O gerente explica ainda que a atividade de vacinação itinerante ocorre também na zona urbana, principalmente em condomínios e para aqueles que possuem mais de dez animais no mesmo ambiente. “Para quem atende o critério do número de animais, a Semusa oferece o serviço de vacinação em domicílio mediante agendamento através do número (69) 98473-6712”.

A Semusa oferece o serviço de imunização em cães e gatos gratuitamenteA Semusa oferece o serviço de imunização em cães e gatos gratuitamente

Ações descentralizadas realizadas pelo DCZADS resultaram na vacinação de 3.066 cães e gatos de janeiro até abril de 2024. Em 2023, essas atividades, em conjunto com a campanha de vacinação antirrábica, proporcionaram a proteção de 42.394 animais. Esse ano, a campanha deve acontecer no mês de setembro em cerca de 100 pontos da cidade. Até lá, as equipes da Semusa continuam a executar as ações itinerantes.

ROTINA

A Semusa oferece o serviço de imunização em cães e gatos gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. São dois pontos fixos da capital, sendo:

• Sede da Divisão de Controle de Zoonoses, localizada na av. Mamoré, n° 1120, bairro Cascalheira.
• Trailer de vacinação no Parque Circuito, na avenida Lauro Sodré, n° 2983.

FONTE: ASSESSORIA COMDECOM

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]