Mundo

Mais de 20 países pedem fim imediato da guerra na Faixa de Gaza

Número de palestinos mortos por Israel já ultrapassa 59 mil; metade da população do enclave enfrenta nível severo de desnutrição, segundo a ONU

Reino Unido, França, Itália, Japão, Austrália, Canadá, Dinamarca e outros 17 países pediram nesta segunda-feira (21) o fim imediato da guerra em Gaza e criticaram o modelo de distribuição de ajuda do governo israelense depois que centenas de palestinos foram mortos perto de locais de distribuição de alimentos.

Em declaração conjunta, os ministros das Relações Exteriores das nações envolvidas disseram que mais de 800 palestinos foram mortos enquanto buscavam ajuda e condenaram o que chamaram de “distribuição de ajuda por gotejamento e assassinato desumano de civis”.

A maioria dos mortos estava nas proximidades dos locais da Fundação Humanitária de Gaza (GHF), que os Estados Unidos e Israel apoiaram para assumir a distribuição de ajuda em Gaza de uma rede liderada pela ONU.

“O modelo de distribuição de ajuda do governo israelense é perigoso, alimenta a instabilidade e priva os habitantes de Gaza da dignidade humana”, disseram os ministros.

O apelo pelo fim da guerra e pela forma como Israel fornece ajuda vem de vários países aliados de Tel Aviv e de seu mais importante apoiador, os Estados Unidos.

A Fundação Humanitária de Gaza usa empresas privadas de segurança e logística dos EUA para levar suprimentos para Gaza, contornando em grande parte um sistema liderado pela ONU que Israel alega ter permitido que militantes liderados pelo Hamas saqueassem carregamentos de ajuda destinados a civis. O Hamas nega a acusação.

A ONU considera o modelo da GHF inseguro e uma violação dos padrões de imparcialidade humanitária, o que a GHF nega.

FONTE: SBT NEWS

FRNEWS TV: SENAR- Nosso Agro | Gestão do rebanho e sucessão familiar na Estância Mina Azul

PARCERIA

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digital por Silvio Persivo – Mercado reage à pesquisas eleitorais

    ABERTURA DA 3ª EXPOTURISMO RONDÔNIA 2026 A  abertura, em Porto Velho, da 3ª Expo Turismo Rondônia 2026 foi realizada nesta quinta-feira (8) no Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. A solenidade de abertura dirigida pelo do vice-presidente da Fecomércio-RO, Pedro Jucá de Oliveira, teve a participação do vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves; do superintendente […]