Extra

Lula sanciona lei que cria o Sistema Nacional de Educação

Lei busca universalizar o acesso à educação básica no país e define responsabilidades de União, estados e municípios no novo Sistema Nacional de Educação.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira, 31 de Outubro, a lei que institui o Sistema Nacional de Educação (SNE). O novo texto legal estabelece a cooperação entre União, estados, Distrito Federal e municípios na formulação e implementação integrada das políticas educacionais.

A ideia central é que o SNE organize a educação básica no Brasil de forma semelhante à atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) na área da saúde.

Uma ferramenta de acompanhamento

Em cerimônia reservada no Palácio do Planalto, o presidente Lula agradeceu o trabalho do Congresso Nacional. Ele destacou que o sistema, previsto na Constituição desde 2009, será uma ferramenta de acompanhamento da creche até a universidade.

“É uma cumplicidade positiva entre os entes federados para que a gente possa consagrar essa revolução na educação brasileira”, disse o presidente.

Segundo Lula, a medida deixa claras as responsabilidades individuais e compartilhadas de cada ente federado. Isso permitirá obter informações em tempo real para a evolução de estudantes e educadores.

Metas e objetivos do SNE

A principal meta do Sistema Nacional de Educação é universalizar o acesso à educação básica e garantir seu padrão de qualidade. A lei busca ainda assegurar adequada infraestrutura física, tecnológica e de pessoal para todas as escolas públicas do país.

Entre outros objetivos do SNE estão:

Erradicar o analfabetismo.

Garantir a equalização de oportunidades educacionais.

Articular os níveis, etapas e modalidades de ensino.

Cumprir os planos de educação em todas as esferas.

Valorizar os profissionais da educação.

A lei também inclui disposições específicas para as condições da educação indígena e quilombola.

Custo Aluno Qualidade e Alfabetização

Outro ponto fundamental do texto é o Custo Aluno Qualidade (CAQ). Ele será usado como referência para o investimento por aluno na educação básica, considerando o orçamento de cada ente e as complementações federais e estaduais, como o Fundeb.

Washington Bandeira, secretário de Educação do Piauí e representante do Consed, considerou a sanção um momento histórico. Ele acredita que, com o SNE, as políticas educacionais serão executadas com mais eficácia e eficiência.

Também nesta sexta-feira, o presidente sancionou a lei que transforma o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada em política de Estado permanente. A medida visa garantir que as crianças sejam alfabetizadas no tempo certo, evitando que percam tempo na escola. Em 2024, o Brasil registrou 59,2% de crianças alfabetizadas até o fim do 2º ano do ensino fundamental na rede pública.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]