Política e Economia

Lula reúne ministros para debater barateamento de alimentos; governo descarta “xepa”

Fernando Haddad defende redução de taxas de vale-refeição. Governo pode criar rede de abastecimento popular

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reúne ministros, nesta sexta-feira (24), para debater propostas para baratear os alimentos. A reunião foi convocada após o petista reclamar, na segunda-feira (20), sobre o preço das comidas e bebidas no supermercado. Lula cobrou que planos fossem traçados pelos ministérios envolvidos e apresentados para a Casa Civil até a manhã de hoje.

Estão convocados para a reunião desta sexta os ministros: Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Esther Dweck (Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar).

Também participarão o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa; a secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiaveli; o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello; além do presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto.

As medidas ainda estão em estudo, mas duas já aparecem no horizonte do governo. A primeira, patrocinada por Fernando Haddad, permite a portabilidade dos vales-refeição e alimentação. Segundo Haddad, isso poderia baratear a taxa de 1,5% a 3% cobrada pelas administradoras dos cartões. A portabilidade criaria uma reação em cadeia, com mais concorrência de cartões e uma consequente queda no preço dos alimentos.

Já a outra medida, encabeçada por Paulo Teixeira, criaria uma rede de abastecimento popular para regiões periféricas. Segundo o Estadão/Broadcast, a ideia é que o governo garanta alimentos com preços mais populares para o cidadão das classes C e D, criando um diagnóstico de quais regiões são primordiais para receber o programa e quais alimentos seriam ofertados. Conforme estimativas do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o programa custaria R$ 1,2 bilhão aos cofres públicos.

Já a proposta da “xepa”, que mudaria as regras do sistema de prazo de validade dos alimentos, já foi descartada. A medida foi proposta ao governo pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados).

Inflação de alimentos e bebidas

Os preços nos supermercados são a principal preocupação de Lula neste 2025. A inflação no ano passado, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), foi de 4,83% – acima do teto da meta estipulada pelo governo. Alimentos e bebidas subiram 7,69%, a maior elevação entre todas as categorias do IPCA.

A preocupação é que os preços dos alimentos possam impactar negativamente a popularidade de Lula. Segundo o último Datafolha de 2024, de 17 de dezembro, o governo petista é considerado ótimo ou bom por 35%, ante 34% que o avaliam como ruim ou péssimo. Outros 29% veem a gestão como regular.

A pesquisa foi realizada em 12 e 13 de dezembro, com 2.002 pessoas de 16 anos ou mais em 113 cidades do Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

FONTE: SBT NEWS

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]