Cultura

Livro Tarzan: O Macaco Branco analisa racismo em filmes do personagem

Obra do professor Celso Ronald está em pré-venda no Catarse.

         Está em pré-venda no site Catarse o livro Tarzan: O Macaco Branco (CineZen Edições Literárias, 2021), do pesquisador brasileiro Celso Ronald de Oliveira Reis. A obra, de 106 páginas, analisa o racismo em três filmes do personagem criado por criado escritor estadunidense Edgar Rice Burroughs, em 1912: Tarzan of The Apes (1918), Greystoke: A Lenda de Tarzan (1984) e A Lenda de Tarzan (2016).

         Celso contextualiza a época da produção de cada longa-metragem, relembra a trajetória de Burroughs e aprofunda a reflexão sobre a representatividade do negro nestes filmes, como a teoria da eugenia se encaixa nos escritos de Burroughs e como a evolução do herói, nas telonas, acompanha as transformações da sociedade, ainda que falte muito a ser feito no sentido de representatividade e lugar de fala.

         Interessados em adquirir o livro podem acessar o link https://www.catarse.me/livro_tarzan_o_macaco_branco_analisa_racismo_em_filmes_do_personagem_6898?ref=project_linkO valor do exemplar é R$ 40 (com o frete pelo correio já incluso). Há descontos progressivos para quem comprar 2 ou 3 exemplares. O envio será efetuado após 60 dias do início da campanha no Catarse.

         “Celso toca em temas duros e atuais: racismo, colonialismo, euro-centrismo, eugenia. Ao mesmo tempo, busca compreender, com genuíno interesse, um dos mais populares produtos culturais dos últimos cem anos: a saga literária e cinematográfica do personagem Tarzan”, escreve a Professora Doutora Laura Loguercio Cánepa no texto da contracapa do livro.  “Sustentar o tom crítico tão necessário à discussão proposta, mas também reconhecer os encantos que Tarzan sintetiza, é o desafio enfrentado com talento pelo autor deste livro, resultado de dissertação de mestrado orientada pelo pesquisador Gelson Santana Penha, um dos maiores especialistas brasileiros em cultura pop”, afirma Laura.

         Feito a partir da dissertação de mestrado intitulada MACACO BRANCO NA SELVA NEGRAA Eugenia Como Efeito Narrativo em Três Filmes de Tarzan, de Celso no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Audiovisual, o livro traz linguagem acessível para quem é pesquisador, mas também para quem é interessado em cinema, no personagem e no debate sobre representatividade.

         “O autor efetua uma revisão eficaz, desmascara qualquer rastro de inocência etnocentrista e comprova os fantasmas da superioridade europeia que cercam a narrativa, fundamentam as imagens e acompanham Tarzan, o Rei da Selva, em suas aventuras”, ressaltam os Professores Doutores Gelson Santana e Bernadette Lyra no prefácio do livro.

         O crítico Paulo Telles, coautor do livro Tarzan Vai ao Cinema (ao lado de Saulo Adami) escreve o posfácio da obra literária e destaca que “o presente livro Tarzan: O Macaco Branco, é muito mais do que apontamentos acadêmicos do Professor Celso Ronald com base em sua dissertação de mestrado, mas um convite à reflexão sobre este personagem marcante que vem conquistando gerações ao longo de quase 110 anos, nutrindo a infância de muitos, sendo parte integrante da cultura pop”.

         A capa tem desenho de Deborah Farias Reis (filha de Celso) e Matheus Gabriel dos Santos Bento, com tratamento, letreiro e diagramação de Paula Azenha.

Serviço:
Tarzan: O Macaco Branco.
15 cm de largura por 21 cm de altura
106 páginas
Miolo: Papel pólen 80 gramas.
Capa: Papel cartão supremo 250 gramas (com orelha).
CineZen Edições Literárias, 2021.
Link da pré-venda: https://www.catarse.me/livro_tarzan_o_macaco_branco_analisa_racismo_em_filmes_do_personagem_6898?ref=project_link

Sobre o autor:

         Doutorando e Mestre em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi. Especialista no Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pós-graduado em Gestão Pública pela UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo e Especialista em Direito de Família e Sucessões pelo Damásio Educacional. Possui graduação em Letras – Português e Inglês e Respectivas Literaturas pelo Centro Universitário FIEO (2003). Graduado em Direito pela Falc (2017), advogado, membro (secretário) da Comissão de Ação Social e Cidadania OAB – Carapicuíba. Integrante do grupo de pesquisa Diálogos Didáticos de Línguas e Literatura do IFSP. Tem experiência no ensino de Língua Portuguesa, Inglesa, Espanhola e Francesa. Atualmente é Professor Substituto de Língua Portuguesa e Espanhola no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus São Roque. Foi Docente de Língua Inglesa na Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Anhembi Morumbi. Lecionou na Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo por 8 anos; na rede Municipal de Ensino Osasco por 10 anos; nas escolas de idiomas CCAA por 16 anos e Wizard por 8 anos e tem conhecimento de Libras – Língua Brasileira de Sinais, no nível intermediário. Palestrou sobre Tarzan no Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos, em 2021.

Sobre a CineZen Edições Literárias

            Selo editorial do projeto CineZen Cultural, criado em 2009 como site sobre cinema e que virou instituto realizador de diversas iniciativas culturais, a exemplos do Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos, CulturalMente Santista: Fórum Cultural e Criativo de Santos, Cine Comunidade, Mostra Cine Brasil Cidadania, Palafitacon, entre muitas outras. Coordenada pelos produtores culturais e pesquisadores André Azenha e Paula Azenha. Outras informações: www.facebook.com/editoracinezen ou 13 996140963.

         Lançado oficialmente em 2021, tem no catálogo os livros:

         A Era dos Boçais (poesias, de André Azenha)

         A Coleção Santos Film Fest:

         Adelia Sampaio: O Segredo da Rosa (autobiografia)

         Rubens Ewald Filho: Vida de Cinema! (autobiografia)

         História do Santos Film Fest

         Ondina Clais: A Dama do Mar – 35 Anos de Travessia (autobiografia)

         Grandes Curtas: Curtas-metragens de Grandes Cineastas (coletânea de artigos)

         Todos acima organizados por André Azenha.

         Grandes Interpretações do Cinema Brasileiro (coletânea de artigos, de Waldemar Lopes)

         Coleção Filmes que Marcaram a Cultura Pop Volume 1 (coletânea de artigos, de André Azenha)

         Tarzan: O Macaco Branco, de Celso Ronald.

FONTE: ASSESSORIA SANTOS FILM

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]