Atividades estavam em modo remoto desde março de 2020; neste ano as sessões passaram a ser híbridas
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou nesta segunda-feira (20) o retorno das atividades presenciais em 18 de outubro. Segundo ele, a decisão foi tomada em reunião da Mesa e anunciada nesta segunda ao colégio dos líderes, para que partidos e lideranças possam fazer sugestões sobre o funcionamento da Casa. Lira afirmou que os deputados receberam bem o anúncio. “Todos querem a volta das comissões, das comissões mistas para medidas provisórias. Há uma versão de que a presença de plenário não era daquele parlamentar. Então, tudo isso vai sendo resolvido com segurança”, explicou.
Segundo o presidente, a votação passará a ser presencial, com o funcionamento do registro de presença e votação por meio da biometria. Está sendo analisado, ainda, se haverá necessidade de requerimento obstrutivo continuar por sistema remoto. “Mas mérito, votação de destaques, de emendas, serão presenciais”, afirmou Lira.
Neste ano, no entanto, houve uma tentativa, por parte de Lira e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), de retomar aos poucos as atividades presenciais no Congresso. As eleições dos dois e dos demais integrantes das Mesas do Congresso, aliás, foi realizada de forma presencial.
Add Comment