Produtos vão abastecer as unidades básicas de saúde e o Centro de Referência em Saúde da Mulher
A Secretaria Municipal da Saúde (Semusa) recebeu na manhã desta quinta-feira (11) 25 mil kits ginecológicos que já estão sendo distribuídos para abastecer pelos próximos meses as unidades básicas de saúde e também o Centro de Referência em Saúde da Mulher.
Os kits, dos tamanhos P e M, estavam em falta em algumas unidades por serem os mais utilizados, principalmente o médio, que causa menos desconforto na hora do exame. Grande parte das unidades básicas ainda tinha em estoque os kits no tamanho G, pouco utilizado e mais indicado para mulheres que tiveram muitos filhos.
O departamento de atenção básica da Semusa está coordenando a entrega de forma planejada para que nenhuma UBS fique em falta ou que tenha kits em excesso.
“A entrega dos kits está sendo feita alinhada com um treinamento dos enfermeiros que realizam o preventivo, para orientá-lo sobre o protocolo de prioridade do exame. O treinamento é para que as equipes façam uso da forma indicada para cada mulher. Os de tamanho pequeno são indicados para as mais novas que não tiveram filhos e o grande para as que tiverem mais de quatro filhos e o médio para as intermediarias. Com esse controle sobre a forma correta de uso, evita-se o desperdício”, informou Marcuce Antônio, diretor do Departamento de Atenção Básica da Saúde.
O conhecido por papanicolau é um exame ginecológico que detecta doenças como HPV, câncer de colo de útero e diversas DSTs. De acordo com o Ministério da Saúde, toda mulher que tem vida sexual deve fazer o exame pelo menos uma vez por ano e que tem entre 25 e 64 anos.
Fonte: Semusa
Add Comment