Mundo

Justiça peruana se recusa a libertar ex-presidente Pedro Castillo

Político foi preso na última semana por ‘rebelião’ e ‘conspiração’ após tentar fechar o Congresso e decretar estado de exceção

A Justiça do Peru disse nesta terça-feira (13) que o ex-presidente Pedro Castillo, acusado de “rebelião” e “conspiração” em flagrante após um autogolpe fracassado, permanecerá preso em uma base policial de Lima, capital do país.

O juiz César San Matín decidiu, após uma audiência virtual, “declarar improcedente o recurso interposto pela defesa do réu”, que pediu a soltura antes que expirassem os sete dias de prisão preventiva.

Na sentença, o magistrado afirma que existe risco de fuga, já que Castillo tentou chegar à embaixada do México para pedir asilo.

O ex-presidente esquerdista permanecerá detido na sede da Dinoes (Direção Nacional de Operações Especiais), no leste de Lima, até quarta-feira (14).

Os sete dias de prisão preventiva impostos na semana passada a Castillo são contados de forma corrida a partir do momento de detenção, em 7 de dezembro, explicou à AFP uma fonte do Judiciário.

A resolução judicial que declara sem fundamento o recurso abre caminho para o Ministério Público apresentar um novo pedido de prisão preventiva contra Castillo.

A lei peruana permite determinar até 36 meses de prisão preventiva em casos complexos e com risco de fuga.

FONTE: AFP

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com