Jon Tigar emitiu medida cautelar que permanece em vigência até dezembro. Trump vinha impondo novas restrições desde início do mês
Um juiz federal em São Francisco, nos Estados Unidos, emitiu uma medida cautelar temporária nesta segunda-feira (19) que impede a administração do presidente Donald Trump de restringir pedidos de asilo feitos por imigrantes que cruzam ilegalmente a fronteira do país com o México. As informações são da rede de notícias CNN.
O juiz Jon Tigar determinou que a ordem entre em vigência imediatamente e permaneça inalterada até o dia 19 de dezembro de 2018. Em sua decisão, Tigar escreveu que “seja qual for a autoridade do presidente, ele não pode reescrever leis de imigração para impor condições que o Congresso expressamente proíbe”.
Desde o início do mês, o governo Trump tem proibido pedidos de asilo por parte de imigrantes que atravessam a fronteira do México com os Estados Unidos de forma irregular.
Os críticos afirmam que é ilegal impedir uma pessoa de pedir asilo com base na maneira como ela entrou no país e acrescentam que a administração violou o Ato de Procedimento Administrativo ao não fornecer aviso público ou comentar sobre as novas regras.
FONTE: R7.COM
Add Comment