Cidades

Jovens de 11 a 13 anos devem ser vacinadas contra o HPV até dia 10 de abril

A Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV, que age prevenindo o câncer do colo do útero, continua até dia 10 de abril em todo o país. Em Porto Velho, a campanha que começou no dia 10 de março acontece em todas as unidades de saúde do município e especialmente com equipes periódicas nas localidades atingidas pela cheia do Rio Madeira.

O público-alvo são 12.801 meninas com idade entre 11 e 13 anos. Porém, segundo dados da Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), até o dia 31 de março apenas 4.739 receberam a dose, o que corresponde a 37.02% do total, a meta é alcançar 80%. No país todo já foram vacinadas 2,4 milhões de meninas.

Esta é a primeira campanha organizada pelo Ministério da Saúde direcionada ao combate do Papiloma Vírus Humano (HPV), que é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual e que também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.

Elizeth Gomes, chefe da Divisão de Imunização da Semusa, alerta aos pais para que atentem-se ao prazo do fim da campanha, pois a imunização contra o HPV é garantia de melhor qualidade de vida no futuro das jovens que se vacinarem. “Levem suas filhas que tenham entre 11 e 13 anos para a unidade de saúde mais próxima, todas estão preparadas para atender a população em tempo hábil”, ressaltou Elizeth.

Para receber a dose, basta que os pais acompanhem a criança e apresentem o cartão de vacinação ou documento de identificação em qualquer unidade de saúde. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. No próximo ano o calendário de vacinação contra HPV incluirá as jovens de 9 a 11 anos.

Texto e fotos: Collien Rodrigo | NIEMSUS – SEMUSA

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
Tags

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

DIRETO DE ROLIM

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese