Além do TJRO, o projeto conta com apoio de outras empresas, como a Unimed, primeiro parceiro que apostou no projeto
Com intuito de reduzir o montante de resíduos encontrados no município, será instalado um novo Ecoponto em Ji-Paraná, na próxima sexta-feira (13), às 11 horas, entre a Unir e o Ifro, no final da av. Monte Castelo. A ação, feita pelo projeto Recicla-Jipa, em parceria com o Tribunal de Justiça de Rondônia, promove educação ambiental e disseminação de conhecimento sobre a importância de tratar com mais responsabilidade os resíduos que geramos.
Além do TJRO, o projeto conta com apoio de outras empresas, como a Unimed, primeiro parceiro que apostou no projeto. Todos os parceiros estão mobilizados em prol desta causa ambiental. Para o município de Ji-Paraná, o TJRO doou 3 Ecopontos e 1 escritório (miniecoponto), recursos (34 mil reais) advindos das penas pecuniárias, além de palestras ambientais em escolas e capacitação de professores.
Os EcoPontos serão colocados em locais estrategicamente localizados, próximos a escolas, com posterior trabalho de educação ambiental que atingirão cerca de 1.700 alunos e 45 professores. As pessoas poderão depositar neles: papel, metal, plásticos, eletrônicos e óleo de cozinha usado. O escritório será colocado em frente do fórum para a coleta do lixo devidamente separado.
Para o Juiz de Direito de Ji-Paraná, Maximiliano Deitos, essa iniciativa promove uma postura socioambiental diante da cidade, e o apoio do Judiciário perante a prática dessas ações educativas ajudam a conscientizar as futuras gerações sobre a responsabilidade com o meio ambiente.
De acordo com o Coordenador do projeto Vilton Sanchotene Pinto Filho, o objetivo é reduzir em 104 mil toneladas o montante de resíduos enviados ao lixão ou aterro municipal no período de 4 anos, conforme consta a Composição Gravimétrica dos Resíduos Sólidos Urbanos do Município.
A inauguração do Ecoponto contará com a presença do diretor da UNIR, diretor do IFRO, representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o comandante da polícia ambiental e o idealizador do Projeto da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis.
O contêiner instalado receberá resíduos dos mais diversos tipos, como papel, papelão, vidros, plásticos de todos os tipos, equipamentos eletrônicos, entre outros. Todos eles estarão em compartimentos separados para facilitar a coleta.
Projeto Recicla Jipa
O projeto Recicla Jipa, que está sendo desenvolvido no município, é coordenado pela COOCAMARJI (Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná), e tem uma missão árdua, mas não difícil de ser concretizada, desde que todos os ji-paranaenses assumam a responsabilidade de reciclar. Seus objetivos estão totalmente integrados às políticas nacional e municipal de resíduos sólidos, para realização da coleta seletiva na cidade de Ji-Paraná Rondônia.
Projeto em Cacoal
Em Cacoal, durante a inauguração do novo Fórum, nesta quinta-feira (12), terá um banner com a apresentação do projeto Recicla Cacoal. Serão demonstradas as ações e resultados que o projeto propõe, com intuito de receber mais parcerias para o progresso da iniciativa.
FONTE: TJ-RO
Add Comment