Mundo

Irã revela míssil hipersônico que pode escapar de radares e carregar ogiva nuclear

O equipamento pode contornar os sistemas de mísseis antibalísticos mais avançados dos Estados Unidos e de Israel

governo do Irã revelou, neste domingo (19), o míssil hipersônico Fattah 2, produzido pela Força Aeroespacial do Corpo da Guarda da Revolução Islâmica (IRGC), divisão de pesquisa da Força Aérea Iraniana.

O míssil foi exibido durante uma exposição realizada na Universidade de Ciência e Tecnologia Aeroespacial de Ashura, na qual foram apresentados os últimos avanços na tecnologia aeroespacial do Irã.

Segundo a Irna (agência de notícias oficial do Irã), o Fattah 2 é um míssil teleguiado de última geração, classificado como arma hipersônica. O Irã é um dos quatro países no mundo capazes de fabricar esse tipo de arma.

O governo iraniano é um dos apoiadores políticos e financeiros do Hamas, grupo terrorista palestino que deflagrou um novo conflito na região em 7 de outubro, quando invadiu Israel e matou 1.200 pessoas, além de sequestrar outras 240, que hoje se encontram mantidas em cativeiro na Faixa de Gaza.

O que é um míssil hipersônico?

Um míssil hipersônico é um tipo de míssil capaz de viajar a velocidades extremamente altas, geralmente definidas como Mach 5 ou mais, o que significa cinco vezes a velocidade do som ou mais rápido. Essa velocidade excepcionalmente alta torna os mísseis hipersônicos muito difíceis de ser detectados e interceptados pelos sistemas de defesa atuais.

Esses mísseis podem ser projetados para transportar ogivas convencionais ou nucleares e ser lançados a partir de aviões, navios, submarinos ou de bases terrestres. A combinação de sua velocidade extremamente alta, capacidade de manobra e trajetórias de voo variáveis ​​os torna uma ameaça significativa em conflitos modernos.

Além de seu uso militar, a tecnologia hipersônica também tem potenciais aplicações civis, como em sistemas de transporte rápido e na exploração espacial. No entanto, o desenvolvimento e o uso desses mísseis também levantam questões de segurança e estabilidade global, dadas as dificuldades em controlar tais armas e se defender delas.

FONTE: R7.COM

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com