O deputado José Lebrão (PTN) aprovou no Plenário da Assembléia Legislativa, Voto de Repúdio contra o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, de Rondônia, devido à solicitação do instituto para a paralisação das obras de pavimentação das principais ruas e Avenidas do Distrito do Forte Príncipe da Beira.
Em sua argumentação, o parlamentar lembrou a luta de vários anos para que a comunidade do Forte Príncipe da Beira fosse lembrada com os benefícios do progresso. “Agora, que conseguimos com o Governo do Estado a pavimentação das principais ruas do Distrito, o instituto, que toda a vida foi omisso com as reivindicações da população, se mostra contrário à pavimentação asfáltica, alegando que a estrutura do forte será abalada – disse Lebrão”.
Segundo o deputado, a alegação do instituto não tem fundamento, já que o forte foi construído sobre rochas, há mais de 200 anos e se mantém firme como no início. Disse ainda Lebrão que o instituto deveria cuidar do patrimônio histórico, mas sem atrapalhar o desenvolvimento sócio-econômico das comunidades.
Lebrão finalizou dizendo que o voto de repúdio não é um ato político isolado de sua parte, é uma reivindicação da Associação Quilombola do Forte – ASQFORTE, que se sentiu prejudicada com o isolamento dos benefícios normais de uma sociedade em desenvolvimento.
……………………….
David Casseb – 11-06-14
Add Comment