Interior

Incra-RO entrega títulos de terra em Ouro Preto do Oeste e Theobroma

As entregas foram iniciadas em Ouro Preto, na ACIOP),e nesta sexta-feira, 1º de julho, serão realizadas no assentamento Vale Encantado

Cerca de dois mil títulos definitivos e provisórios foram disponibilizados para os agricultores da região central de Rondônia pela superintendência do Incra no estado. As entregas foram iniciadas nesta quinta-feira, em Ouro Preto do Oeste, na Associação Comercial (ACIOP), e na sexta-feira, 1º de julho, serão realizadas no assentamento Vale Encantado, no município de Theobroma, a partir de 10 horas.

A assentado Rafael dos Santos Silva, que reside há vinte anos com o filho em um lote de 22 hectares no projeto de assentamento Margarida Alves, em Nova União (RO), comemorou hoje o recebimento de seu título. “Estou feliz demais. Foi tanta espera e enfim posso agora concretizar meus projetos e financiamentos”, disse. Seu projeto a curto prazo é aumentar o rebanho de vaca leiteira no lote.

O diretor de Gestão Operacional do Incra, Adriano Varela Galvão, informou que o instituto está se instrumentalizando para atender à demanda por títulos. Elencou os investimentos em informatização, como a implantação da Plataforma de Governança Territorial (PGT), o apoio da bancada parlamentar federal de Rondônia que destinou cerca de R$ 11 milhões em emendas no orçamento para as ações do Incra, além das parcerias com a Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri), com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) e com 36 prefeituras no programa Titula Brasil, para apoio às etapas preparatórias da titulação das terras.

Segundo ele, desde 2019 foram entregues 18 mil títulos definitivos e provisórios em Rondônia e 365 mil no país. “Todos que receberam aqui seu título vão dormir tranquilos essa noite, com a certeza de que sua terra lhes pertence”, disse.

Ao manifestar seu agradecimento por participar de um momento que avaliou de grande importância para o desenvolvimento do estado, o presidente da Associação de Municípios de Rondônia, prefeito de Urupá (RO), Célio Lang, lembrou que foi o Incra a dar início a Rondônia, desbravando o estado. Disse que agora é hora de unir esforços institucionais para que o instituto possa realizar sua missão em prol do avanço na titulação. “Precisamos muito do Incra e do Congresso Nacional para resolver de uma vez a entrega dos títulos aos nossos agricultores”, afirmou.

O superintendente do Incra/RO, Mário Moacir de Almeida, disse que o instituto vem intensificando as ações para atender à demanda de titulação em Rondônia e destacou a dedicação dos servidores para atingir as metas em títulos. “O corpo funcional está empenhado e esperamos cada vez mais alcançar o maior número possível de pessoas”, finalizou.

No evento na ACIOP houve a participação de dezenas de agricultores, vereadores, secretários municipais e do senador Marcos Rogério.

FONTE: ASSESSORIA INCRA

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]