Mundo

Imperador Akihito abdicará em abril de 2019, anuncia Japão

Será o primeiro monarca a deixar o cargo em 200 anos no país.

O imperador do Japão, Akihito, abdicará do cargo em 30 de abril de 2019, informou hoje (1) o governo local. Será a primeira vez em 200 anos que um membro da família imperial renunciará no Japão.

A decisão foi tomada após uma reunião nesta manhã com o Conselho da Casa Imperial, da qual participaram membros da família real, o primeiro-ministro Shinzo Abe, juízes da Corte Suprema e representantes políticos.

 

No ano passado, Akihito, de 83 anos, já tinha expressado sua intenção de deixar o cargo devido à idade avançada e suas condições de saúde. A declaração gerou debate no país, já que nenhuma lei atual prevê a abdicação, pois considera vitalício o cargo de imperador. Com isso, o Parlamento precisou aprovar, em junho, uma legislação que permite o afastamento do monarca.

Akihito é o único monarca do mundo com o título de imperador, previsto pela Constituição japonesa de 1947. Com a abdicação, o filho primogênito Naruhito assumirá o trono, em cerimônia prevista para 1 de maio de 2019.

A família imperial japonesa é a mais antiga monarquia hereditária existente no mundo sem sofrer interrupções. Desde 660 a.C., com a ascensão do imperador Jimmu, foram empossados 125 monarcas.

A abdicação de Akihito será a primeira desde 1817, quando o imperador Kokaku renunciou ao cargo. “Decidimos que a aplicação [da lei especial que permite a abdicação do imperador] deverá acontecer a 30 de abril de 2019”, declarou o premier Shinzo Abe à imprensa. “O governo fará tudo o possível para que a população japonesa possa celebrar a abdicação do imperador e a sucessão pelo príncipe herdeiro”, afirmou.

FONTE: ANSA

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]