Esporte

Holanda e Argentina se enfrentam na semi e dividem o coração de uma rainha9

A argentina Máxima Zorreguieta estava prestes a completar 7 anos de idade quando a seleção de seu país, jogando na sua cidade, Buenos Aires, venceu a Holanda na final da Copa do Mundo de 1978. Desde então, sua vida virou de ponta cabeça. Trabalhou em banco nos Estados Unidos, conheceu um príncipe, casou e virou rainha da mesma Holanda que perdeu a final daquela Copa de 78. Na próxima quarta-feira, seu “reinado” reencontrará seu país natal na semifinal da Copa-2014, em São Paulo.

Casada em 2002 com o príncipe-herdeiro Willem-Alexander, Máxima viraria rainha consorte da Holanda no ano passado, quando seu marido assumiu o posto deixado por sua mãe, a rainha Beatrix, que abdicou do trono após reinar entre 1980 e 2013. Uma situação que não ocorria no país europeu desde 1890.

Por 113 anos, a Holanda só tinha mulheres no comando da monarquia da dinastia Orange-Nassau. Willem Alexander virou rei, e sua mulher tornou-se, oficialmente, rainha Máxima, a quem conheceu nos Estados Unidos, quando ela trabalhava nos EUA.

O conto de fadas, porém, não evitou que polêmicas envolvessem os bastidores da história. Na cerimônia de coroação de Willem-Alexander, em abril de 2013, os pais de Máxima não compareceram. A razão: o pai da rainha foi ministro da Agricultura durante a ditadura sanguinária de Jorge Rafael Videla. Após constrangimentos, decidiu-se exclui-lo da lista de convidados. Sua mulher, Maria del Carmen, decidiu, assim, não ir a Amsterdam.

O episódio, novamente, resvala no futebol. Em 1978, o principal jogador da Holanda e craque da Copa de 1974, decidiu não ir ao Mundial da Argentina justamente por se manifestar contrário à ditadura que controlava o país.

O passado de seu pai, porém, não foi suficiente para que a atual rainha da Holanda encerre vínculos com seu país. Anualmente, Máxima e Willem-Alexander vão com as três filhas (a princesa herdeira Amália, de 10 anos, Alexia, de 9, e Ariane, de 7) a Buenos Aires e à Patagônia.

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
Tags

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

DIRETO DE ROLIM

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese