Esporte

Holanda e Argentina se enfrentam na semi e dividem o coração de uma rainha9

A argentina Máxima Zorreguieta estava prestes a completar 7 anos de idade quando a seleção de seu país, jogando na sua cidade, Buenos Aires, venceu a Holanda na final da Copa do Mundo de 1978. Desde então, sua vida virou de ponta cabeça. Trabalhou em banco nos Estados Unidos, conheceu um príncipe, casou e virou rainha da mesma Holanda que perdeu a final daquela Copa de 78. Na próxima quarta-feira, seu “reinado” reencontrará seu país natal na semifinal da Copa-2014, em São Paulo.

Casada em 2002 com o príncipe-herdeiro Willem-Alexander, Máxima viraria rainha consorte da Holanda no ano passado, quando seu marido assumiu o posto deixado por sua mãe, a rainha Beatrix, que abdicou do trono após reinar entre 1980 e 2013. Uma situação que não ocorria no país europeu desde 1890.

Por 113 anos, a Holanda só tinha mulheres no comando da monarquia da dinastia Orange-Nassau. Willem Alexander virou rei, e sua mulher tornou-se, oficialmente, rainha Máxima, a quem conheceu nos Estados Unidos, quando ela trabalhava nos EUA.

O conto de fadas, porém, não evitou que polêmicas envolvessem os bastidores da história. Na cerimônia de coroação de Willem-Alexander, em abril de 2013, os pais de Máxima não compareceram. A razão: o pai da rainha foi ministro da Agricultura durante a ditadura sanguinária de Jorge Rafael Videla. Após constrangimentos, decidiu-se exclui-lo da lista de convidados. Sua mulher, Maria del Carmen, decidiu, assim, não ir a Amsterdam.

O episódio, novamente, resvala no futebol. Em 1978, o principal jogador da Holanda e craque da Copa de 1974, decidiu não ir ao Mundial da Argentina justamente por se manifestar contrário à ditadura que controlava o país.

O passado de seu pai, porém, não foi suficiente para que a atual rainha da Holanda encerre vínculos com seu país. Anualmente, Máxima e Willem-Alexander vão com as três filhas (a princesa herdeira Amália, de 10 anos, Alexia, de 9, e Ariane, de 7) a Buenos Aires e à Patagônia.

Tags

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]