Interior

GUAJARÁ-MIRIM: Sedam entrega licença ambiental de instalação ao Dnit para construção do Porto

Porto de Guajará-Mirim é uma antiga reivindicação da população do município, além das lideranças de entidades representativas da sociedade

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), entregou nesta segunda-feira (17), a Licença Ambiental de Instalação (LI) para construção do Porto de Guajará-Mirim ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes em Rondônia (Dnit). A entrega aconteceu no gabinete do secretário da Sedam, Marcilio Leite Lopes, que recebeu o superintendente Regional do Dnit, André Lima dos Santos.

O Porto de Guajará-Mirim é uma antiga reivindicação da população do município, além das lideranças de entidades representativas da sociedade da “Pérola do Mamoré”, como é conhecida. O governador Marcos Rocha em visitas que realizou ao município conheceu a precária situação do local onde ocorre o entreposto entre o Brasil-Bolívia, além da delicada operação para o transporte de mercadorias e passageiros das localidades ribeirinhas e que precisam se deslocar via fluvial.

Ao se reunir com lideranças de Guajará-Mirim, o governador afirmou que envidaria esforços para que o porto fosse construído ainda em sua gestão e, para tanto, realizou um trabalho junto à bancada federal de Rondônia e conseguiu por intermédio do Dnit a liberação de recursos para a realização da obra.

O Governo de Rondônia não tem medido esforços para que sejam realizadas ações que venham contemplar o progresso e o desenvolvimento do Estado

“Estou, neste ato, fazendo tornar em realidade um sonho de milhares de pessoas que necessitam do transporte fluvial e que não tem um porto para o embarque e o desembarque, especialmente no escoamento das produções de produtos hortifrutigranjeiros, especialmente a castanha. Os nossos técnicos trabalharam incansavelmente para que a Licença Ambiental de Instalação pudesse ser emitida e entregue ao Dnit”, afirmou o secretário.

Ao agradecer ao Governo do Estado pela entrega da Licença Ambiental de Instalação, o superintendente André afirmou que o Dnit já dispõe de recursos superior a R$ 6 milhões e que estão disponíveis para o início das obras que devem iniciar em 30 dias. “Guajará terá uma obra que vai ajudar na retomada do progresso e no desenvolvimento da cidade, visto que o porto vai oferecer todas as condições para o transporte de mercadorias e passageiros, além de instalações para órgãos que se fazem necessário na viabilidade operacional. Não vou citar nominalmente as autoridades que se empenharam para a liberação dos recursos e das licenças ambientais, porém agradeço a todos que tornaram possível esse momento”, declarou o superintendente do Dnit.

A construção do porto vai gerar dezenas e até centenas de empregos e vai movimentar a economia de Guajará-Mirim durante o período de construção, pois a ordem é aproveitar a chegada do verão amazônico e acelerar as obras, especialmente as de fundação e base.

FONTE: SECOM/RO

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]