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Guajará-Mirim em Processo de Renovação – Por Silvio Persivo

É bom não subestimar os matemáticos. “A vida é como uma sala de espetáculos; entra-se, vê-se e sai” (Pitágoras).

GUAJARÁ-MIRIM EM PROCESSO DE RENOVAÇÃO

É visível as mudanças que se realizam em Guajará-Mirim. Basta verificar que na última terça-feira (8) foi entregue a obra da nova Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte – IP4 durante solenidade, que ocorreu na Avenida Travessa Nicolau, no centro comercial do município, e contou com a presença do ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio Luiz França; do ministro dos Transportes, Renan Filho; do governador de Rondônia, Marcos Rocha; autoridades federais, estaduais, locais e bolivianas. As novas  instalações do porto possui acesso pela BR-425 (BR Engenheiro Isaac Bennesby), tanto quanto por ruas e avenidas principais, pois está no centro comercial do município, à margem direita do rio Mamoré. A região de Guajará-Mirim foi escolhida para sediar o IP4 por possuir grande potencial portuário  e uma população em torno de 40 mil habitantes. O porto atende às necessidades de serviços de transporte fluvial no que se refere a lanchas, voadeiras e balsas de travessia. O investimento do empreendimento da IP4 de Guajará-Mirim foi de R$ 6,8 milhões. O recurso incluiu a elaboração de projeto básico e executivo (execução das obras de construção da instalação). Os trabalhos para construção do porto iniciaram em junho de 2021, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT. Durante a solenidad do novo porto, foi anunciada a construção da ponte Binacional Brasil-Bolívia no rio Mamoré, entre as cidades de Guajará-Mirim (RO) e Guayaramerín (Departamento Boliviano de Beni  na Bolívia). O grande empreendimento passará pela avaliação final da Bolívia, posteriormente segue a fase de licitação. Com a atualização por índices dos custos, a estimativa é que em 2023 a ponte custe R$ 244 milhões. Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou estão ocorrendo os últimos trâmites para a licitação, posterior contratação e início da obra.

ESTÍMULO AO SETOR ATACADISTA BENEFICIA GUAJARÁ-MIRIM

Também uma boa notícia para Guajará-Mirim é o Projeto de Lei nº 132/2023, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a adesão do Estado de Rondônia ao benefício fiscal previsto na legislação do estado do Tocantins. Seu objetivo é de fomentar a atividade comercial atacadista na Área de Livre Comércio do município, com atividade econômica principal de comércio atacadista, por meio de adesão a benefício fiscal, que consiste na outorga de crédito presumido de até 75%, sobre o valor apurado do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), em relação às operações próprias, que reduzirão a carga tributária incidente sobre o setor.  Também incluiu para equipamentos rodoviários, ou seja, componentes de caminhões, responsáveis pelo transporte de cargas a diminuição da alíquota de 17,5% para 8,5%. Espera-se, com a aprovação da lei, um revigoramento do setor atacadista de Guajar´-Mirim.

TRANSPORTE AEROVIÁRIO PARA RONDÔNIA FICA CADA VEZ MAIS DIFÍCIL

Aumenta o problema de transporte aéreo de Rondônia, de vez que a Azul Linhas Aéreas anunciou a retirada dos voos diretos entre Porto Velho e Cuiabá a partir de 29 de outubro, e restabeleceu a rota de voos sem conexões entre Porto Velho e Belo Horizonte. Agora passageiros de Cuiabá que tenham Porto Velho como destino final, precisarão fazer voos com conexão em Belo Horizonte (MG). Ou seja, enfrentar o voo direto entre Rondônia e Minas Gerais, normalmente, com uma duração de 3h35. A Azul já havia suspenso voos para Manaus e reduzido os voos em  três aeroportos do interior do Estado. Segundo a empresa, os ajustes fazem parte do processo de adaptação da capacidade à demanda. A companhia aérea avisou que as modificações são feitas de forma estratégica e que os clientes contarão com todo o suporte necessário da equipe local.

O PAC 3 É LANÇADO COM MAIS DE 5,3 MIL OBRAS SEM CONCLUSÃO

Todo governante gosta de fazer obras. Afinal obras ficam e aparecem, bem como são boas de mostrar em período eleitoral. Claro que, com Lula não seria diferente. E nesta 6ª feira, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, lança o novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Este tipo de plano foi um dos carros-chefes das gestões petistas passadas. Originalmente foi lançado o primeiro em 2007, no 2º mandato de Lula, mas teve uma versão dois no governo Dilma Rousseff, a partir de 2011. Era de se esperar o PAC 3. E não seria problema se ainda não existissem 5.344 obras herdadas dos PACs 1 e 2 sem conclusão. E, pasmem, 2.688 estão paradas. São verdadeiros retratos de desperdício de dinheiro público. O novo PAC prevê um investimento de R$ 1,7 bilhão, mas somente para concluir as obras herdadas dos PACs anteriores seriam precisos R$ 44 bilhões. 

NÚMERO DE CONSUMIDORES DO E-COMMERCE CRESCEU 24% EM 2022

Uma pesquisa da NielsenIQEbit apontou que o faturamento do comércio eletrônico no Brasil, em 2022, atingiu R$ 262,7 bilhões, com um aumento de 24% no número de consumidores. O crescimento no número de consumidores é um reflexo da maior confiança no comércio eletrônico, impulsionado pela facilidade de compra, rapidez na entrega e confiabilidade dos grandes marketplaces, como Shopee, Mercado Livre e Amazon. Mas, o empreendedorismo no comércio eletrônico também colaborou, pois novas empresas entraram no mercado, que se tornou mais acessível, com menores exigências de estrutura e de investimentos.

AUTOR: SILVIO PERSIVO –  COLUNA TEIA DIGITAL

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