Mundo

Grupos pró-Rússia na Ucrânia têm ordem de ‘atirar para matar’

Os grupos armados pró-Rússia no leste da Ucrânia receberam a ordem de “atirar para matar” contra os militares ucranianos, afirmaram nesta quarta-feira (16) os Serviços Especiais Ucranianos (SBU).

  • “As conversas interceptadas entre os sabotadores russos mostram que as ações de sabotagem no leste da Ucrânia estão dirigidas por oficiais da inteligência militar russa, que dão ordens cínicas de ‘atirar para matar’ na direção dos militares ucranianos”, afirma um comunicado do SBU.

Vários blindados com bandeiras russas circulavam nesta quarta-feira na região leste daUcrânia controlada em parte por insurgentes pró-Rússia, na véspera de uma reunião em Genebra sobre a crise entre Moscou e Kiev, que trocam acusações sobre tentativas de instigar uma guerra civil.

Um correspondente da AFP viu três blindados leves e um caminhão com a bandeira russa na cidade de Kramatorsk. Os veículos transportavam homens armados, uniformizados mas sem insígnias.

O comboio seguia para Slaviansk, alguns quilômetros mais ao norte, cidade controlada desde domingo por insurgentes armados pró-Moscou.

Segundo a imprensa russa são tanques ucranianos que teriam decidido unir-se aos insurgentes, mas as autoridades ucranianas afirmaram à AFP que não perderam nenhum veículo militar.

Em Donestk, 20 homens armados e encapuzados invadiram a sede da prefeitura. Desde 6 de abril os insurgentes separatistas ocupam a sede da administração regional na cidade.

Os separatistas ocupam edifícios públicos em pelo menos 10 cidades da região.

Desde a destituição em fevereiro do presidente pró-Rússia Viktor Yanukovytch, que foi substituído por um governo pró-Ocidente, a tensão aumenta no leste do país. Moscou prometeu fazer ‘todo o possível’ para proteger a população de língua russa.

tópicos:

  • ONU,
  • Rússia,
  • Ucrânia

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

DIRETO DE ROLIM

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese