Mundo

Grupo Wagner diz que ucranianos ganharam posições em Bakhmut após fuga de tropas russas

Ministério da Defesa da Rússia estaria divulgado informações falsas sobre a situação no front de batalha na região

O chefe do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, acusou nesta sexta-feira (12) o Ministério da Defesa da Rússia de mentir em seus relatórios de guerra e denunciou que as tropas ucranianas se aproximaram até 500 metros a noroeste de Bakhmut devido à fuga das tropas regulares russas que protegiam aquele flanco.

“Se olharmos para os mapas, o que está acontecendo em Berkhovka significa que o inimigo está se aproximando de Bakhmut e estará a uma distância de 500 metros de Bakhmut, onde ocupará todas as alturas táticas”, disse o chefe do grupo paramilitar, visivelmente abalado, em um vídeo postado em seu canal no Telegram.

Prigozhin comentou o relatório divulgado hoje pelo porta-voz da Defesa, Igor Konashenkov, que afirmou que as tropas russas ocuparam “posições mais favoráveis” perto da barragem de Berkhovskaya, a noroeste da cidade.

Segundo o chefe do grupo paramilitar, “a perda da barragem de Berkhovskaya e desses territórios, que têm 5 quilômetros quadrados, significa que o inimigo liberou a estrada entre Bakhmut e Chasiv Yar que havia sido bloqueada anteriormente como parte do cerco”.

Além disso, os ucranianos poderão “usar esta rota e aproveitar as alturas táticas, de onde Bakhmut parece estar na palma da mão”, disse.

Prigozhin lembrou que o Grupo Wagner participa dos combates em Bakhmut desde 8 de outubro de 2022, e durante esse tempo ocupou praticamente toda a cidade, incluindo os territórios perdidos pelas tropas regulares russas nas últimas horas.

“Agora está ocorrendo o processo inverso: depois que entregamos os flancos, ocorreu uma retirada ‘não’ tática e, por isso, o companheiro Konashenkov, falando claramente, está falsificando a realidade. Houve uma fuga das unidades do Ministério de Defesa pelos flancos”, afirmou.

Depois disso, segundo previu, os ucranianos começarão “o cerco gradual” de Bakhmut.

“Exatamente o que venho alertando há muito tempo. Por esse motivo, o ministro (russo) da Defesa (Sergei Shoigu) e o chefe do Estado-Maior (Valeri Gerasimov) conseguiram com suas ações primeiro reduzir o número das tropas do Wagner para que eles não pudessem segurar os flancos, então eles decidiram que seus valentes soldados poderiam segurar os flancos, mas fugiram”, ironizou.

Prigozhin denunciou que o Ministério da Defesa continua sem dar aos paramilitares “armas ou equipamentos de guerra, com a intenção de que Wagner finalmente saia”, e apesar disso, seus grupos de assalto continuam atacando os últimos redutos ucranianos no oeste da cidade.

FONTE: EFE

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]