Cultura

Grupo Fanfarrosas inicia temporada de “Cantos e Contos” no projeto Bibliotecas Online 2021

De 08 a 24 de setembro de 2021, as Fanfarrosas realizam temporada virtual gratuita de “Cantos e Contos”, com contações de histórias no Facebook do grupo e de dez bibliotecas de São Paulo, convidando crianças e jovens a navegar pelo universo dos livros infantis e das canções populares.

A temporada “Fanfarrosas cantos e contos + CULTURA ONLINE” faz parte do projeto “BIBLIOTECAS ONLINE 2021” e tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo.

A programação começa em 08 de setembro, com apresentação de “Casa Cheia”, às 18:00, no Facebook das Fanfarrosas (www.facebook.com/fanfarrosas) e da Biblioteca Monteiro Lobato (www.facebook.com/bijmlobato), que fica na região central.

Como histórias diferentes a cada dia, a temporada segue com transmissões em parceria com a Biblioteca Municipal Belmonte, Biblioteca Prefeito Prestes Maia, Biblioteca Castro Alves, Biblioteca Malba Tahan, Biblioteca Marcos Rey, Biblioteca Pública Amadeu Amaral e Biblioteca Helena Silveira, que ficam na Zona Sul, Biblioteca Chácara do Castelo (Vila Mariana) e Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet, que fica no Tatuapé, na Zona Leste.

De forma poética, sensível e muito divertida, as Fanfarrosas trazem para o universo infantil temas complexos como as fases de desenvolvimento da criança e a urgência da preservação do meio ambiente, além de transitarem pelas sabedorias tradicionais.

O grupo de comicidade feminina Fanfarrosas é formado por Giovanna Paixão e Luana Caroline, duas multi artistas brincantes que pesquisam em seu trabalho a música, técnicas circenses, palhaçaria, confecção de instrumentos com materiais recicláveis e bonecos.

Utilizando manipulação de bonecos e instrumentos de materiais recicláveis elas contam e cantam histórias, executando um vasto repertório com músicas das infâncias, MPB e ritmos como coco, ciranda, cacuriá e baião.

Formadas no curso de Formação para Palhaços Jovens dos Doutores da Alegria – FPJ, as artistas também atuam como arte-educadoras. A dupla já realizou importantes trabalhos em formato presencial, passando por diversos espaços culturais, e também virtual, como a participação no Festival de Circo Online de São Paulo, realizado em 2020.

Mais informações em : www.facebook.com/fanfarrosas e www.instagram.com/fanfarrosas

FICHA TÉCNICA: Contadoras de história, manipuladoras de bonecos e musicistas: Giovanna Paixão e Luana Caroline | Aderecistas e bonequeiras: Luana Caroline e Giovanna Paixão | Figurinos: Fanfarrosas | Direção e Dramaturgia: Fanfarrosas | Fotógrafo e Videomaker: Jean Salustiano | Assistente de produção: Luana Caroline | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini | Diretor de produção: Jean Salustiano | Produtora: Unité Produções

SERVIÇO: Temporada “Fanfarrosas cantos e contos + CULTURA ONLINE”

Com grupo Fanfarrosas

Classificação: Livre – Grátis – Duração: 40 minutos

Quando: 08 de setembro de 2021 – Quarta-feira – Horário: 18:00

Onde: No Facebook das Fanfarrosas e da Biblioteca Monteiro Lobato – Vila Buarque – São Paulo – SP

Links para assistir: www.facebook.com/fanfarrosas e www.facebook.com/bijmlobato

História: “Casa cheia” – Sinopse: O elefante, a girafa e o jacaré decidem se mudar para o centro da cidade. Mas como encontrar um lugar com espaço para o pescoço da girafa, os afiados dentes do jacaré ou as grandes orelhas do elefante?

Quando: 09 de setembro de 2021 – Quinta-feira – Horário: 18:00

Onde: No Facebook das Fanfarrosas e Biblioteca Municipal Belmonte – Santo Amaro, São Paulo – SP

Links para assistir: www.facebook.com/fanfarrosas e www.facebook.com/Biblioteca-P%C3%BAblica-Belmonte-480801665614526
História: “Yeyê, sereia do mar” – Sinopse: Uma sereia que conhece um pescador que ainda não sabe a importância de respeitar a terra e os mares. Inspirado na lenda iorubá sobre Iemanjá e a criação das ondas do mar, o conto fala sobre a importância da preservação ambiental, respeito e amizade.

Quando: 10 de setembro de 2021 – Sexta-feira – Horário: 18:00

Onde: No Facebook das Fanfarrosas e da Biblioteca Castro Alves – Jardim Patente Novo, São Paulo – SP

Link para assistir: www.facebook.com/fanfarrosas e www.facebook.com/bibliotecacastroalvessp

História: “Zé das Tantas, e suas tantas histórias” – Sinopse: Em uma conversa de praça, Zé das Tantas conta suas lembranças de quando era um menino que brincava de pião e adorava comemorar as festas de São João. Cantando música e prosa, Zé encanta, e quem conhece aprova!

Quando: 14 de setembro de 2021 – Terça-feira – Horário: 18:00

Onde: No Facebook das Fanfarrosas e da Biblioteca Chácara do Castelo – Vila Mariana, São Paulo – SP

Link para assistir: www.facebook.com/fanfarrosas e www.facebook.com/bibliotecachacara.castelo

História: “Ovosemente” – Sinopse: Dude é um ser que está sendo criado e vai nascer de algum lugar. Mas que lugar é esse? Um ovo, semente ou a barriga de alguém? Inspirado na história Flora de Bartolomeu Campos de Queirós, o conto explora sons, cheiros e sensações da origem da vida.

Quando: 15 de setembro de 2021 – Quarta-feira – Horário: 18:00

Onde: No Facebook das Fanfarrosas e da Biblioteca Helena Silveira – Campo Limpo, São Paulo – SP

Link para assistir: www.facebook.com/fanfarrosas e www.facebook.com/bibliotecahelenasilveira

História: “O aiai do Jacaré” – Sinopse: Jacaroldo chorava por sofrer de dor de dente. Seus amigos da floresta tentaram ajudar, mas nada resolvia. Inspirado no livro “E o Dente ainda doía”, o conto fala da importância da amizade e uma fase do desenvolvimento da criança, que é dolorida mas passageira.

Quando: 16 de setembro de 2021 – Quinta-feira – Horário: 18:00

Onde: No Facebook das Fanfarrosas e da Biblioteca Malba Tahan – Jardim Susana – São Paulo – SP

Link para assistir: www.facebook.com/fanfarrosas e www.facebook.com/bibliotecapublicamalbatahan

História: “Festa na Lagoa” – Sinopse: O Peixe de Boa resolve dar uma festa de aniversário à fantasia convidando apenas os animais que sabem nadar. Seu vizinho Macaco Caco, é cheio das artimanhas e acaba inventando falsas promessas, criando uma baita confusão para ir à festa.

Quando: 21 de Setembro de 2021 – Terça-feira – Horário: 18:00
Onde: No Facebook das Fanfarrosas e da Biblioteca Marcos Rey – Jardim Umarizal – São Paulo – SP
Link para assistir: www.facebook.com/fanfarrosas e www.facebook.com/bpmarcosrey

História: “A sementinha viajeira” – Sinopse: A sementinha Fifi cresceu e já não cabe mais no vaso em que vive. Apesar do medo de ficar sozinha, ela deseja expandir suas raízes e ser replantada na beira do rio. Com a ajuda de seu amigo Gato, bolam um plano para realizar esse sonho. Uma história que fala sobre vontades e desapegos de uma forma leve, lúdica e sensível.

Quando: 22 de Setembro de 2021 – Quarta-feira – Horário: 18:00’
Onde: No Facebook das Fanfarrosas e da Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet – Tatuapé – São Paulo

Link para assistir: www.facebook.com/fanfarrosas e www.facebook.com/paulosergio.milliet

História: “Histórias de pássarin para pássarin ouvir” – Sinopse: Do canto do Uirapuru que silencia a mata até a triste melodia do cantar do Assum Preto, um compilado de poemas, músicas e lendas da cultura popular brasileira que falam de passarinhos para pequenos passarinhos ouvirem.

Quando: 23 de Setembro de 2021 – Quinta-feira – Horário: 18:00’
Onde: No Facebook das Fanfarrosas e da Biblioteca Prefeito Prestes Maia – Santo Amaro, São Paulo

Link para assistir: www.facebook.com/fanfarrosas e www.facebook.com/biblioprestesmaia

História: “O que que a Kika qué?” – Sinopse: Kika é uma colherzinha de pau que não quer comer nada. Mas são tantas cores e sabores que podem nos dar energia, capazes de nos dar força pra brincar até o fim do dia. Um conto sobre a importância de comer bem para brincar bem.

Quando: 24 de Setembro de 2021 – Sexta-feira – Horário: 18:00’
Onde: Facebook das Fanfarrosas e da Biblioteca Pública Amadeu Amaral –  Vila da Saúde, São Paulo

Link para assistir: www.facebook.com/fanfarrosas e www.facebook.com/bpamadeuamaral

História: “O macaco e o espantalho” – Sinopse: Seu Ermilho, o espantalho vivia sozinho e triste no campo de trigo e o macaco Saruê vivia cansado da agitação de todo dia. Daí surge uma grande amizade, demonstrando como juntos podemos criar novas maneiras e formas de ser.

FONTE: ASSESSORIA

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com