Esporte

Grêmio e Independiente abrem Recopa atrás de mais uma coroa

Adversários da noite desta quarta-feira usam slogan por conta de títulos e fazem espécie de tira-teima de 180 minutos

Quando a bola rolar a partir das 22h desta quarta-feira, no Estádio Libertadores da América, a Recopa fará Independiente e Grêmio disputarem cada palmo de chão. Além de valer o título, há um duelo real em jogo na Argentina: as duas equipes abraçam a alcunha de “Rei de Copas”, cada um em seu país, embora o Rojo também estenda os tentáculos pelo continente. Desta forma, ao final das duas partidas, será o momento da coroação definitiva apenas para um dos lados.

Após a conquista da Copa do Brasil, em 2016, o Grêmio cunhou a expressão para si por ter se tornado o maior vencedor da competição, feito igualado pelo Cruzeiro em 2017. Mas o Tricolor, não satisfeito, abocanhou o Tri da Libertadores e se colocou também entre os maiores ganhadores desta competição entre os clubes brasileiros. Não é preciso dizer que os gremistas compraram a ideia com facilidade.

– Jogar contra um clube que tem tantos títulos quanto eles (Independiente) em uma decisão é sempre mais difícil, é clube de tradição. É sempre importante. Se for reparar, ao longo dos anos, os times de mais tradição são os mais vitoriosos quando jogam contra outros clubes – aponta o zagueiro Pedro Geromel.

 (Foto: infoesporte) (Foto: infoesporte)

(Foto: infoesporte)

Uma disputa velada e secundária, claro, acaba também em campo. A tradição das duas camisas dá um peso diferenciado para a partida. Juntos, os clubes somam 10 taças da Libertadores da América – sete pelo lado do Independiente, razão seu estádio levar este nome. O Rojo ainda soma outras duas Copas Sul-Americana, em um total de nove títulos continentais. A maior parte das conquistas ocorreu entre as décadas de 60 e 70. As Libertadores vieram em 1964, 1965, um inimaginável tetra entre 1972 e 1975 e 1984, este último justamente em cima do Grêmio.

Pelo lado argentino, no total, são 20 conquistas, contra 11 títulos do Grêmio. Foram considerados competições de mata-mata, como Libertadores, Sul-Americana e Copa do Brasil, além de Mundiais e a própria Recopa. A vantagem é do lado gringo, mas nada que assuste os tricolores.

– Acho que são dois times muito grandes da América do Sul, vão enfrentar mais uma decisão nas suas histórias. Mas a camisa e a história não ganham mais nada. São os jogadores que têm que honrar a camisa que usam. Vamos tentar fazer isso – completa Kannemann, argentino que conhece bem a peleia que terá pela frente.

Camiseta branca com o título "Rei de Copas" foi lançada após penta da Copa do Brasil (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)Camiseta branca com o título "Rei de Copas" foi lançada após penta da Copa do Brasil (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Camiseta branca com o título “Rei de Copas” foi lançada após penta da Copa do Brasil (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Aliás, os dois clubes decidirão um título pela terceira vez. O primeiro, na final da Libertadores de 84, ficou com o lado vermelho. O azul levou a Recopa de 96. Um tira-teima a ser assistido por brasileiros e argentinos a partir das 22h desta quarta, no horário de Brasília.

INDEPENDIENTE X GRÊMIO – RECOPA – IDA

  • Local: Estádio Libertadores da América, em Avellaneda (Argentina)
  • Data e hora: quarta-feira (14/02), às 22h (horário de Brasília)
  • Provável Independiente: Martín Campaña; Fabricio Bustos, Alan Franco, Fernando Amorebieta e Gastón Silva; Nicolás Domingo, Fernando Gaibor, Leandro Fernández (Jonathan Menéndez), Maximiliano Meza e Martín Benitez; Emmanuel Gigliotti.
  • Provável Grêmio: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon, Michel (Alisson), Jailson, Everton e Luan; Cícero.
  • Desfalques do Grêmio: Arthur, Ramiro e Madson
  • Arbitragem: Roddy Zambrano, auxiliado por Bryon Romero e Christian Lescano (trio equatoriano). O árbitro de vídeo será o paraguaio Mario Díaz de Vivar.
  • Transmissão: SporTV (com Jader Rocha e Edinho). O GloboEsporte.com acompanha todos os lances em Tempo Real.

FONTE: GLOBOESPORTE.COM

 

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]