Mundo

Grécia elege pela 1ª vez mulher como presidente

No país, o presidente tem uma função mais protocolar; quem de fato gerencia o país é o primeiro-ministro.

O Parlamento da Grécia elegeu, nesta quarta-feira (22), Ekaterini Sakellaropoulou, uma magistrada de 63 anos especialista em direito ambiental, para se tornar a primeira mulher a presidir a República grega.

Sakellaropoulou, atual presidente do Conselho de Estado, recebeu 261 votos a favor de um total de 300 deputados. Em uma demonstração incomum de harmonia, o nome da juíza, que é do partido conservador, foi apoiado também pela esquerda, inclusive pelo Syriza, agremiação que estava no poder até julho do ano passado.

Ela vai assumir o seu gabinete no dia 13 de março.

Sakellaropoulou é filha de um ministro da Suprema Corte do país, e ela fez pós-graduação em Sorbonne, em Paris. Ela é da cidade de Tessalônica, e foi a primeira mulher a exercer o cargo de conselheiro de estado, em 2018.

Ela é divorciada, vive em Atenas e é ativa nas redes sociais. Escreveu diversos estudos sobre proteção ambiental e é presidente de conselho de uma entidade de discussão sobre lei ambiental. Ela também é fã de gatos, de acordo com a agência Reuters.

Na Grécia, o posto de presidente é mais protocolar –ela representa o país em eventos e cerimônias oficiais. Quem de fato gerencia o governo é o primeiro-ministro, cargo de Kyriakos Mitsotakis, que foi escolhido pelos eleitores gregos em julho de 2019.

FONTE: G1.COM

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

DIRETO DE ROLIM

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

PARCEIROS

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese