Mundo

Governo e oposição venezuelana negociam na Noruega, diz imprensa

Contatos começaram em Cuba e reuniões foram realizadas em local secreto em Oslo, com mediação do Ministério das Relações Exteriores norueguês

Representantes do governo de Nicolás Maduro e da oposição da Venezuela mantêm conversas em Oslo, com a Noruega como mediadora para tentar solucionar a crise no país sul-americano, informaram nesta quinta-feira (16) vários veículos de imprensa noruegueses.

De acordo com a emissora publica NRK, que cita fontes próximas às negociações, os contatos começaram em Cuba e várias reuniões foram realizadas em um local secreto em Oslo, mediado pelo Ministério das Relações Exteriores da Noruega, que se recusou a comentar.

A delegação do governo é composta pelo ministro das Comunicações, Jorge Rodríguez, e pelo governador do estado de Miranda, Héctor Rodríguez, enquanto pela oposição estão o segundo vice-presidente da Assembleia Nacional, Stalin González; o ex-deputado Gerardo Blyde e o ex-ministro Fernando Martínez Mottola, segundo a NRK.

As duas delegações viajarão hoje para Caracas depois de uma nova rodada de contatos, segundo a televisão pública norueguesa.

Governo e oposição tinha realizado várias rodadas de negociações na República Dominicana entre setembro de 2017 e fevereiro 2018, mas quando tudo estava pronto para assinar um acordo, os opositores consideraram insuficientes as garantias dadas para as eleições presidenciais.

A oposição, por sua vez apresentou outro texto, rejeitado pelo governo venezuelano, de modo que o diálogo que teve o ex-presidente do Governo da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero como facilitador, entrou em um “recesso por tempo indeterminado”.

Ao contrário de outros países europeus, a Noruega – que não faz parte da União Europeia – não reconheceu o líder da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, como presidente interino após sua autoproclamação, em janeiro, mas sim mostrou seu apoio e pediu a retomada do diálogo e novas eleições.

A Noruega tem sido um facilitador em cerca de vinte processos de diálogo nas últimas décadas, como o que levou à assinatura dos acordos de Oslo entre israelenses e palestinos ou as conversas entre o governo colombiano e as FARC.

FONTE: EFE

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]