Cultura

Governo de Rondônia reconhece Festival de Nazaré e Roda de Capoeira como Patrimônio Cultural

Festival Cultural de Nazaré do Baixo Madeira é uma celebração que acontece há 50 anos

Com o objetivo de garantir a preservação e valorização do patrimônio cultural de Rondônia, o Governo do Estado, por meio do Decreto nº 28.188 de 14 de junho de 2023, reconheceu a Roda de Capoeira Rondoniense e o Festival Cultural de Nazaré do Baixo Madeira como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial, garantindo sua proteção sob a responsabilidade do Poder Público. O parecer foi realizado pela Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel.

O Festival Cultural de Nazaré do Baixo Madeira é uma celebração que acontece há 50 anos, em Nazaré, distrito de Porto Velho, e pode ser classificado como parte de um conjunto de festejos que ocorrem em comunidades rurais e ribeirinhas; momento em que familiares e amigos se reúnem, reafirmando a identidade cultural e a memória ancestral da região. A dança do seringandô, a quadrilha tradicional, o carimbó e o boi curumim são algumas das apresentações tradicionais do festejo.  O evento acontece este ano, nos dias 28 e 29 de julho.

Capoeira valoriza a vertente cultural, musical e ritualística

Já a Roda de Capoeira Rondoniense, além de suas raízes históricas, mantém ligações com práticas tradicionais das sociedades antigas. A capoeira valoriza a vertente cultural, musical e ritualística, enfatizando o aspecto esportivo, com luta e ginástica corporal.

O governador Marcos Rocha destacou que o objetivo dessa iniciativa é desenvolver e fomentar a cultura e o patrimônio cultural do Estado.

“Além de fomentar a cultura, queremos democratizar o acesso da população a esses eventos, estabelecer a participação do Governo de Rondônia na gestão das políticas públicas para a cultura, contribuindo para o desenvolvimento social, cidadania, educação e geração de renda dos rondonienses”, ressaltou.

O historiador e técnico encarregado dos assuntos relacionados à preservação do patrimônio cultural, histórico e artístico de Rondônia, Alécio Valois enfatizou que essa ação permitirá que o Estado cumpra seu dever de zelar, preservar e cuidar do Patrimônio Histórico Cultural. “O reconhecimento e valorização do patrimônio são essenciais para honrar a memória dos rondonienses que deram início a essas manifestações que fazem parte da nossa história”, afirmou.

REGISTRO

O Decreto nº 27.147, de 11 de maio de 2022, instituiu o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial, reconhecendo assim as manifestações históricas e culturais que contribuíram e continuam contribuindo para a formação da identidade do povo rondoniense, promovendo sua valorização.

FONTE: SECOM/RO

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]