Atualidades

Governo articula ações com representantes do Mercosul sobre ciclone que pode atingir o Brasil

Fenômeno climático deve atingir a região Sul do país e parte da Argentina, do Uruguai e do Paraguai até este domingo (5) 

Integrantes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Defesa Civil Nacional, se reuniram nesta sexta-feira (3) com representantes do Mercosul para alinhar ações a respeito do ciclone extratropical que deve atingir o Sul do Brasil e partes da Argentina, do Uruguai e do Paraguai até este domingo (5). A reunião foi convocada pelo Brasil, que exerce atualmente a presidência temporária do bloco.

O grupo discutiu ações de preparação e execução para lidar com o possível cenário, além de compartilharem experiências dos sistemas de alerta que possuem.

O coordenador-geral de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Defesa Civil Nacional, Tiago Molina Schnorr, disse que os quatro países optaram por trabalhar de maneira articulada porque o fenômeno influencia e afeta todos.

“O objetivo do encontro foi nivelar as informações de monitoramento e alerta que já estavam sendo produzidas pelas agências de todos os países e combinar ações de preparação junto à população, sejam de alerta ou de proteção, como a saída de comunidades de áreas em risco”, explicou.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um ciclone extratropical se formou em áreas da Argentina e do Brasil e se deslocou para o oceano, o que manteve a previsão de rajadas intensas de vento, principalmente em áreas do litoral.

Além disso, com as chuvas registradas nas últimas 24 horas, espera-se aumento de níveis de rios em bacias da região, sobretudo no rio Uruguai.

Diante da previsão, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) do MDR opera com equipes de plantão para acompanhar o registro de qualquer ocorrência significativa na região Sul do Brasil.

“O governo federal está preparado para manter todo o suporte que tem dado aos estados, aos municípios e, principalmente, às pessoas afetadas, como tem feito até aqui em todos os estados que sofrem com desastres”, afirmou o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Alertas

undefined

A Defesa Civil Nacional destaca a importância de a população ficar atenta às informações oficiais. Moradores das regiões de risco devem se inscrever nos serviços de alerta, enviando um SMS com o CEP do local onde mora ou outro local de interesse para o número 40199.

Para ter acesso ao serviço de alertas de desastres pelo WhatsApp, é preciso se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou pelo link https://wa.me/556120344611. Em seguida, interagir com o robô de atendimento, enviando um simples “Oi”, e seguir os passos recomendados pelo sistema.

FONTE: R7.COM

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com