Cultura

Fundação Cultural do Estado disponibiliza espaço da Casa de Cultura Ivan Marrocos para artistas rondonienses

Na Galeria Afonso Ligório, a Exposição “Nos trilhos da pesquisa em Saúde Pública em Rondônia: o legado de Luiz Hildebrando”

Como forma de incentivar a cultura de Rondônia, o Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Estado – Funcer disponibiliza aos artistas o espaço da Casa da Cultura Ivan Marrocos, para exposição de artes visuais, esculturas, artesanatos, lançamento de livros e outros tipos de exposições culturais.

A Casa da Cultura Ivan Marrocos foi criada em 1994, em Porto Velho e conta com um complexo cultural composto pelas Galeria Afonso Ligório, Galeria Forte Príncipe da Beira, Biblioteca de Artes de Rondônia e pelo espaço aberto Quintal Carambola. Além do hall de entrada e superior. 

Na Galeria Forte Príncipe da Beira, a Exposição “Na beira do Rio”

Duas exposições estão acontecendo. Na Galeria Afonso Ligório, a Exposição “Nos trilhos da pesquisa em Saúde Pública em Rondônia: o legado de Luiz Hildebrando”, que traz conhecimentos sobre a história de uma das maiores instituições de pesquisa e ensino na América Latina: a Fiocruz, que desde 2009 vem contribuindo com o desenvolvimento do Estado de Rondônia e a saúde da população, e estará disponível até o dia 29 de novembro. Na Galeria Forte Príncipe da Beira, a Exposição “Na beira do Rio”, do artista Homero Santos, com esculturas que retratam a vida dos ribeirinhos, que vai até o dia 30 de novembro.

O diretor interino da Casa de Cultura Ivan Marrocos, Augusto Batista dos Santos ressalta que a população tem o espaço como referência de cultura no Estado e que nos últimos meses, o número de frequentadores tem aumentado, ficando com uma média de 500 visitas por mês. “O público e os artistas gostam deste espaço e ele é referência quando se trata de cultura rondoniense. Tivemos que fechar durante a pandemia, mas esse ano retomamos e o número de visitantes vem aumentando”, explicou.

Augusto Batista, responsável pelos agendamentos das atividades desenvolvidas na Casa de Cultura, explicou o que os artistas devem fazer para adquirir o espaço. “Para utilizar o espaço é necessário encaminhar um e-mail para ccimfuncer@gmail.com e fazer a solicitação. Os três espaços podem ser requisitados todos os meses. Em cada galeria acontecem 12 exposições por ano. Através do e-mail vamos formalizar o ofício e direcionar os artistas para algum espaço da casa”, destacou. É de responsabilidade da Funcer, oferecer a infraestrutura do Centro Cultural e a divulgação das exposições e programação geral.

A Casa de Cultura Ivan Marrocos está localizada na Avenida Carlos Gomes, n° 563, Bairro Caiari, em Porto Velho. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30 e aos sábados, das 9h às 14h.

FONTE: SECOM/RO

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com