Brasil

Frio intenso cria ondas congeladas em praia americana, Iguanas caem congeladas das arvores

Cristais de gelo fazem ondas parecerem congelada.

A onda de frio que atinge a costa leste americana criou um fenômeno raro e belo na ilha de Nantucket, em Massachusetts: ondas congeladas. Segundo o fotógrafo Jonathan Nimerfroh, que flagrou o fenômeno, o mar fica com a aparência de bebidas frozen, com ondas que podem ser surfadas.

— Você pode surfar, porque são ondas se movendo — contou o fotógrafo, ao site Live Science. — Com temperaturas baixas, abaixo de zero na semana passada, eu sabia que teria uma boa chance de as ondas congeladas voltarem para Nantucket. Na manhã de 2 de janeiro, rumei com meu carro para a praia Nobadeer e lá estavam elas.

Enquanto dois amigos surfavam além da margem congelada, protegidos com roupas de neoprene, Nimerfroh aproveitava para capturar belos vídeos e fotografias.

A temperatura da água estava em -11 graus Celsius, bem abaixo da temperatura de congelamento da água salgada, de -2 graus Celsius. Em tal situação, cristais de gelo começam a se formar nas ondas, gerando o espetáculo.

— Ondas congeladas são o tipo de coisa que você talvez tenha a sorte de ver uma vez, então eu me considero muito sortudo por tê-las visto duas vezes — contou Nimerfroh, que teve o primeiro encontro com o fenômeno em fevereiro de 2015.

O frio extremo foi provocado por uma “bomba meteorológica” que se formou na costa atlântica dos EUA nos últimos dias, provocando nevascas e temperaturas congelantes. Segundo o Serviço Meteorológico Nacional, as temperaturas chegaram a -37 graus Celsius no estado de Maine, na fronteira com o Canadá.

Mas até mesmo na Flórida, o estado mais ao sul do país, o frio foi intenso. No sul do estado, as temperaturas alcançaram 5 graus Celsius. Alguns animais, acostumados com o calor da região, sofreram com a queda da temperatura. Com sangue frio, as iguanas simplesmente começaram a cair das árvores, imóveis. As tartarugas também congelaram e apareceram boiando em lagos da região.

— Está muito frio para elas se moverem — explicou Kristen Sommers, da Comissão de Conservação da Vida Selvagem do estado, à Associated Press.

Fonte:Agência O Globo

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]