Brasil

Financiamento de veículos bate recorde em 2025 e alcança 7,3 milhões de unidades

Para a B3, o resultado reflete a consolidação do crédito como motor do mercado automotivo

financiamento de veículos no Brasil atingiu um novo recorde em 2025, com 7,3 milhões de unidades financiadas ao longo do ano. O volume representa uma alta de 2% em relação a 2024 e marca o melhor desempenho do setor em 14 anos, segundo levantamento da B3, a bolsa do Brasil.

O avanço foi impulsionado principalmente pelas regiões Nordeste e Norte, que registraram crescimentos de 12,3% e 9,8%, respectivamente. Apesar disso, o Sudeste e o Sul continuam concentrando a maior parte das operações no país. Juntas, as duas regiões responderam por mais de 60% do total de financiamentos realizados no ano.

Os veículos usados seguiram liderando a preferência dos consumidores, com 4,6 milhões de unidades financiadas em 2025. Já os modelos novos somaram 2,6 milhões, considerando automóveis leves, pesados e motocicletas.

Para a B3, o resultado reflete a consolidação do crédito como motor do mercado automotivo. “Este é o terceiro ano seguido de alta nas vendas financiadas de veículos no Brasil, o que comprova a importância da concessão de crédito e a consolidação no mercado automobilístico”, afirma Thiago Gaspar, superintendente de Produtos da B3. Segundo ele, o Sistema Nacional de Gravames (SNG) tem papel central nesse cenário ao agilizar o registro de garantias e reduzir riscos de fraude nas operações de financiamento.

Em termos regionais, o Sudeste manteve a liderança, com 41,9% dos veículos financiados em 2025. Em seguida aparecem o Sul (20,2%), o Nordeste (19,5%), o Centro-Oeste (10,6%) e o Norte (7,9%).

Motos puxam crescimento de dois dígitos

O financiamento de motocicletas teve desempenho ainda mais expressivo. Em 2025, foram 1,919 milhão de unidades financiadas, alta de 11,3% na comparação com o ano anterior. São Paulo concentrou 18% das operações, seguido por Pará (7,7%) e Minas Gerais (7,5%).

Os dados fazem parte da série histórica da B3 baseada nas informações do Sistema Nacional de Gravames, considerado a maior base de dados privada do país sobre restrições financeiras de veículos usados como garantia em operações de crédito. A plataforma reúne registros de todo o território nacional e serve de referência para instituições financeiras e agentes do mercado automotivo.

FONTE: SBT NEWS

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]