Cultura

Filme rondoniense “Nazaré: do Verde ao Barro” é exibido na Mostra de Cinema em Belém

A obra, que ganhou a vida sob o talento do cineasta Juraci Júnior será exibida no Auditório Eneida de Moraes

No domingo (13), a cidade de Belém do Pará, contemplou a exibição do curta-metragem rondoniense “Nazaré: do Verde ao Barro”. A obra, que ganhou a vida sob o talento do cineasta Juraci Júnior foi exibida no Auditório Eneida de Moraes, localizado no Centro Cultural do Palacete Faciola. Este destaque na programação é fruto da Mostra Pan-Amazônica de Cinema, um evento que celebra a sétima arte e que acontece no contexto da Cúpula da Amazônia.

A jornada de “Nazaré: do Verde ao Barro” para esta importante exibição foi incentivada pelo reconhecimento do Edital nº 78/2020 da Secretaria da Juventude, Cultura, Esportes e Lazer – Sejucel. O filme conquistou o selo de aprovação da 1ª Edição Jair Rangel “Pistolino” do Edital de Chamamento Público para Produção Audiovisual, que se enquadra na Lei Federal n° 14.017/2020, mais conhecida como Lei Aldir Blanc. A narrativa já alcançou e emocionou os 52 municípios do estado de Rondônia, mostrando o poder da arte cinematográfica como ponte de conexão entre culturas e comunidades.

O autor e mente criativa da obra

O autor por trás dessa obra, Juraci Júnior, compartilhou a responsabilidade de apresentar um fragmento da rica essência de Rondônia à Cúpula da Amazônia. Ao expressar sua gratidão, destacou, “a emoção de participar de um evento como esse, levando uma produção que é nossa e que também representa Rondônia, traz um misto de nervosismo e grande responsabilidade. É uma oportunidade de mostrar um fragmento da riqueza cultural e imaterial do nosso Estado. No entanto, é crucial salientar que, ao contrário de alguns que chegam de fora da nossa região, narrar histórias com olhos colonizadores e fetichistas é um afastamento do que acreditamos e somos”, disse.

Para o governador Marcos Rocha, “o curta-metragem ‘Nazaré: do Verde ao Barro’  é um exemplo da riqueza cultural e criativa que provém de nosso Estado. É um privilégio testemunhar como nossa produção audiovisual pode atravessar fronteiras e ganhar espaço em eventos tão importantes como a Mostra Pan-Amazônica de Cinema, sediada em Belém, no estado do Pará. A participação do filme nesse contexto é um testemunho do compromisso contínuo do Estado em apoiar e promover a expressão artística e cultural de nossa região”, ressaltou.

O titular da  pasta, Júnior Lopes, enfatizou a importância do evento para a comunidade artística. “A Cúpula da Amazônia é um palco relevante para compartilhar nossa cultura e visão de mundo. Tenho certeza de que o filme iluminou e enriqueceu essa celebração audiovisual. Parabenizo Juraci Júnior e toda a equipe envolvida por seu comprometimento e dedicação, e desejo que esta exibição seja mais um passo em direção ao reconhecimento merecido de nossa produção cinematográfica”,  concluiu.

FONTE: SECOM/RO

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com