Após uma semana de adiamento, MEC abre processo para selecionar 30 mil vagas de financiamento para alunos pagarem mensalidades de graduação em instituições privadas.
O Ministério da Educação (MEC) abre nesta terça-feira (28) as inscrições para o programa de Financiamento Estudantil (Fies), após adiamento de uma semana.
As inscrições podem ser feitas na página do Fies (http://fies.mec.gov.br/), clicando em “minha inscrição”. Para isso, é preciso criar uma conta “gov.br” por meio de cadastro no “Login Único” do governo federal. O prazo segue aberto até as 23h59 de sexta-feira (31).
O Fies é um programa de financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas e, atualmente, possui duas categorias: a primeira, oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. Já a segunda, chamada P-Fies, é direcionada para os estudantes com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.
Cronograma do Fies
- Início das inscrições: 28 de julho
- Fim das inscrições: 31 de julho (até 23h59)
- Resultado: 4 de agosto
- Contratação de financiamento: de 4 a 6 de agosto (até 23h59)
- Pré-seleção da lista de espera: todos os não pré-selecionados na chamada única serão, automaticamente, incluídos em lista de espera.
- Convocação da lista de espera: de 4 a 31 de agosto (até 23h59)
Poderão se candidatar, segundo o edital:
- Quem fez o Enem a partir de 2010 e teve média igual ou superior a 450 pontos nas notas nas cinco provas e que não tenha zerado na redação
- Possua renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos
O candidato poderá escolher três opções de curso, turno e local de oferta entre os disponíveis. Ele será selecionado de acordo com a nota obtida no Enem. O desempate, segundo o edital, se dará por meio das seguintes notas, na ordem: redação; linguagens; matemática; ciências da natureza e ciências humanas.
FONTE: G1.COM
Add Comment