Cultura

Festival PalhAçaí está com inscrições abertas e gratuita

2ª edição do Festival PalhAçaí recebe inscrições de espetáculos e números circenses

O Teatro Ruante irá realizar a 2ª edição do Festival PalhAçaí em março de 2022 e está recebendo inscrições de espetáculos e números circenses de todo o Brasil. Ao todo serão selecionados 7 espetáculos e 7 números para compor a programação.

O projeto foi contemplado no Edital Nº 32/2021/SEJUCEL-CODEC – 2ª Edição Pacaás Novos – Prêmio Para Difusão de Festivais, Mostras e Feiras Artísticos-Culturais e se firma como um evento importante do teatro e da arte circense para o estado de Rondônia.

Para Selma Pavanelli, produtora e integrante do coletivo realizador, “é a possibilidade de mostrar Rondônia para o restante do Brasil, além de possibilitar a formação de público e incentivar a linguagem circense no estado”, diz.

O As inscrições se iniciaram dia 30 de dezembro passado e vão até o dia 22 de janeiro de 2022. Os links com o Edital de chamamento e o formulário de inscrição estão abaixo.

Edital completo disponível em: https://bit.ly/3FDCmlG

Inscrições em: https://forms.gle/zc67pWAd8VqmydQy5

Mais sobre o Festival em: https://youtu.be/BrnzSLwV66c

Sobre o Festival

A 2ª edição do Festival PalhAçai ocorrerá entre os dias 04 a 13 de março de 2022, sendo apresentado por duas mestras de cerimonia, responsáveis por mediar os debates ao vivo entre os grupos participanres e o público virtual. 

O Festival será totalmente transmitido via plataforma digital, Youtube e Facebook, com oito espetáculo circenses (gravados) de grupos/coletivos de todo  o Brasil. Ao final de cada dia de exibição, um bate-papo com os grupos participantes complementa a programação e contará com tradução em libras para acesso da comunidade surda.

Ainda na programação, haverá uma roda de conversa com artistas e pesquisadores sobre o tema “A arte da palhaçaria em tempos de pandêmia”, discutindo a reinvenção da linguagem em tempos de COVID-19, bem como os rumos da arte circense.

 

Sobre o Teatro Ruante

Presente na cidade de Porto Velho/RO desde 2015, o coletivo vem contribuindo com a cena artística local e amazônica por meio de suas montagens teatrais, oficinas de palhaço, de técnicas circenses e teatro, produção de eventos e o Festival PalhAçaí. O Teatro Ruante também tem participado com seus espetáculos de festivais em outros estados do Brasil.

O grupo tem como fonte inspiradora o universo popular e busca fundir em seus trabalhos a linguagem circense (sobretudo da arte da palhaçada), o teatro de rua e a música. Tem como propósito apresentar-se em espaços abertos e alternativos, visando uma comunicação direta com o público das mais variadas idades.

Em 2018 foi contemplado com o Prêmio Sesc de Incentivo às Artes Cênicas; em 2019 foi contemplado com o Prêmio Funarte de Incentivo ao Circo; em 2020 foi contemplado com editais da Funcultural e pode realizar um documentário sobre sua trajetória; ainda em 2020 foi contemplado também com o Edital Pacaás Novos, da Sejucel e realizou a 1ª edição do Festival PalhAçaí – circo teatro; e novamente em 2021 no mesmo edital, possibilitando a realização da 2ª edição do Festival.

Atualmente o Teatro Ruante tem em seu repertório os seguintes espetáculos: Cotidiano-mulher (2019), A muy lamentável e cruel história de Píramo e Tisbe (2018), Cabaré Ruante (2017), Era uma vez João e Maria… e ainda é (2016), História de contar (2016) e Que palhaçada é essa aqui? (2015). Produziu para seu canal no YouTube Metendo o nariz (2019) e Quarentena Ruante (2020).

FONTE: ASSESSORIA TEATRO RUANTE

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]