E garanto que capaz de minha gargalhada melhorar. “Posso viver sem a maioria das pessoas. Elas não me completam, me esvaziam” (Charles Bukowski).
FEIRÃO DO COMÉRCIO
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia-Fecomércio/RO e Sindicato dos Alimentos do Estado de Rondônia-Sinalimentos-RO estarão realizando nos dias 29 e 30 de novembro, no Espaço Bingool Eventos, o Feirão do Comércio-Preço Baixo de Verdade onde 30 estandes dos sindicatos ligados à Federação irão oferecer ofertas de seus produtos e serviços, bem como o Sesc e Senac farão atendimentos gratuitos para a população.
FESTA DO SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL SERÁ NA SEXTA-FEIRA
Os servidores estaduais terão momentos de recreação e atendimento de saúde na comemoração antecipada na próxima sexta-feira (25), a partir das 7h30, na escadaria e na praça do Palácio do Governo, em Porto Velho. O Dia do Servidor, feriado nacional, será lembrado na segunda-feira (28). A comemoração da data teve lei promulgada em 1943 pelo ex-presidente Getúlio Vargas. O superintendente estadual de Gestão de Pessoas, coronel Sílvio Luiz Rodrigues da Silva disse que“Convidamos a todos para que se façam presentes nessa celebração, que materializa nosso respeito ao trabalho cotidiano de cada um dos nossos 56 mil servidores na capital e nas cidades do interior”. Teste de glicemia, aferição de pressão arterial, aplicação de vacinas, ginástica laboral fazem parte da programação. Tendas abrigarão servidores, médicos, técnicos em saúde e demais organizadores. “Será uma festa feita com simplicidade e meios próprios, esperamos que seja significativa para cada um”, acrescentou o superintendente. A homenagem conta com o apoio das Secretarias de Saúde, Educação, das Superintendências de Comunicação Social e de Orçamento e Gastos Públicos, e Cerimonial.
AUDIÊNCIA PÚBLICA CONJUNTA SOBRE A PEC Nº 45/2019
A Assembleia Legislativa de Rondônia e a Comissão Especial da Reforma Tributária da Câmara Federal farão uma Audiência Pública Conjunta com o objetivo de debater a PEC nº 45/2019, no dia 24 de outubro de 2019 (quinta-feira), no horário de 15 horas, na sede da ALE/RO, no Auditório Amizael Gomes da Silva, Palácio Marechal Rondon-Av. Farquar, 2562-Olaria, em Porto Velho-Rondônia. Na ocasião estarão presentes o presidente da Comissão Especial destinada a proferir parecer à Proposta de Emenda nº 45/2019, Hildo Rocha (MDB/MA) e o relator Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e o membro da comissão da bancada de Rondônia, deputado Léo Moraes. A PEC n° 45, de autoria original do Sr. Baleia Rossi e outros, “altera o Sistema Tributário Nacional e dá outras providências” e propõe a extinção de cinco tributos muito conhecidos dos brasileiros: Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS), para no lugar desses tributos que seriam extintos, surgiria um imposto unificado: o Imposto sobre operações com bens e serviços (IBS), nos moldes de um imposto sobre valor agregado.
AMAZONAS TEM A MAIOR MORTALIDADE DE EMPRESAS EM DEZ ANOS
O Estado do Amazonas aumentou o número de suas empresas, entre 2008 e 2017, porém, mesmo assim perdeu participação na Região Norte por ter a menor taxa de sobrevivência de pessoas jurídicas atuantes no mercado em todo o Brasil, segundo a pesquisa de Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo, divulgada pelo IBGE. Numa década, a quantidade de empresas no Estado passou de 27.175 (2008) para 31.153 (2017), uma diferença de 3.978 unidades. Em 2017 nasceram 5.012 novas unidades e reentraram outras 1.680. Com isTo, o número total de empresas que ingressaram no mercado local alcançou 6.692, ou 19,6% das entradas da Região Norte. Por outro lado, as saídas de unidades de empresa no mesmo ano quase alcançaram o número de entradas (6.667), uma diferença de apenas 25 unidades. Do total de companhias ativas em 2017, 78,5% (24,4 mil) eram sobreviventes e 21,4% correspondiam a entradas (6.600), das quais 16% referentes a nascimentos (5.000) e 5,3% a reentradas (1.600). As pessoas jurídicas que saíram do mercado totalizaram 27,2% (6.600 empresas). O Amazonas (78,5%) foi um dos Estados brasileiros com menor taxa de sobrevivência de empresas, sendo seguido por Maranhão (80,1%), Pará (80,5%) e Amapá (81,1%). Em contraste, as maiores taxas de estabelecimentos que permaneceram no mercado foram registradas no Rio Grande do Sul (87,4%), Santa Catarina (87,2%) e Minas Gerais (86,2%).
IPCA-15 É O MENOR PARA OUTUBRO DESDE 1998
Segundo a prévia da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de outubro, a inflação é de 0,09%. É o menor já registrado para outubro desde 1998, quando foi de 0,01%. O IPCA-15 é a inflação oficial do país. Para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a alta acumulada este ano foi de 2,69%. Nos últimos 12 meses, ficou em 2,72%. Os grupos de saúde e cuidados pessoais, com 0,85%, e transportes, com 0,35%, puxaram o IPCA-15 para cima em outubro, mas, os grupos de alimentação e bebidas (-0,25%), habitação (-0,23%) e artigos de residência (-0,21%) determinaram as principais quedas e o resultado final.
AUTOR: SÍLVIO PERSIVO – COLUNA TEIA DIGITAL
Add Comment