Teia Digital

Expoporto começa nesta Quarta-feira no dia de Aniversário de 105 anos de Porto Velho – Por Sílvio Persivo

Vou me valer do Albert Einstein. “É melhor você tentar algo, vê-lo não funcionar e aprender com isso, do que não fazer nada” (Mark Zuckerberg). 

ANIVERSÁRIO DE 105 ANOS DE PORTO VELHO 

Porto Velho completa 105 anos nesta quarta-feira (2). Criada oficialmente nesta data, a cidade já, de fato, existia anos antes, por causa da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM). Sua origem, portanto, se encontra nas instalações portuárias, ferroviárias e residenciais da EFMM, uma pequena vila que, hoje,  com o crescimento do Estado já ostenta uma população de mais de 500 mil habitantes e, apesar de ter perdido um imenso território para os novos municípios, continua a ter uma grande extensão, com uma área territorial de 34 mil km² (mais extenso que a Bélgica e Israel), sendo também o mais populoso município fronteiriço do Brasil. Porto Velho é, ainda, a única capital estadual brasileira que faz fronteira com outro país, sendo este a Bolívia, e é a capital brasileira com maior área territorial. É também o município mais populoso de Rondônia e o quarto mais populoso da Região Norte. Capital Nacional da Pesca Esportiva, com todos os problemas que possa ter, tem muito o que comemorar. Inclusive uma perspectiva de muito futuro. 

EXPOPORTO COMEÇA NESTA QUARTA-FEIRA 

Tudo se encontra, praticamente, pronto para a primeira edição da Exposição Agropecuária Festa Tecnológica de Porto Velho (ExpoPorto), o Parque dos Tanques deve receber cerca de 200 mil pessoas,  a partir desta quarta-feira (2), segundo estimativa da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel). O governador Marcos Rocha fará a abertura solene. A ExpoPorto tem a proposta de resgatar a cultura da festa agropecuária em Porto Velho, apresentando tendas com artesanatos, alimentação, agroindústria, maquinário agrícola, vestuário, piscicultura, gados e cavalos, que compõem a diversidade de expositores que participarão dos cinco dias de evento, além de ter palestras que promoverão conhecimentos a respeito de técnicas da agricultura, como adubação e inseminação artificial animal. Todos os dias, grupos da região encerrarão a festa com show sertanejo e forró, valorizando a cultura local. E, a programação tem como atração principal o Rodeio 8 segundos, durante os cinco dias do evento, parte do circuito nacional de rodeios, com premiação proporcionada pela Federação Estadual de Rodeio de Rondônia.

ARRECADAÇÃO ESTADUAL DO AMAZONAS TEM PERSPECTIVA OTIMISTA PARA O FIM DE ANO 

A Sefaz do Amazonas (Secretaria de Estado da Fazenda do Estado do Amazonas) está otimista com  a arrecadação tributária dos próximos quatro meses e estima um ganho real de pelo menos 3% no recolhimento do acumulado do ano em relação ao mesmo período de 2018. A previsão leva em consideração o passado, pois, segundo a diretora do Departamento de Arrecadação da Sefaz, Anny Karoliny Saraiva, “Em uma série histórica de dez anos, o segundo semestre representou em torno de 53% da arrecadação do ano inteiro e o primeiro respondeu pelos 47% restantes. Então, caso essa tendência se confirme, acreditamos que teremos esse crescimento como comportamento natural da arrecadação, até o final do ano”. Mas, para chegar ao resultado esperado será preciso mque a média de arrecadação nominal – que não leva em conta a inflação do período – seja em torno de 10% maior na comparação de cada um dos meses que faltam para fechar 2019 com seu correspondente do exercício anterior. A possibilidade é grande porque existem datas importantes para o comércio e a indústria nos próximos meses – a exemplo do Dia das Crianças, Black Friday e Natal –, com a perspectiva de expansão no recolhimento tributário sobre as vendas e a economia amazonense apresenta, este ano, indicadores melhores em meses recentes, a despeito do ziguezague em diversos setores importantes.

OS IDOSOS AUMENTAM O CONSUMO, SEGUNDO A KANTAR  

Segundo a Kantar, consultoria especializada em consumo, entre julho de 2017 e 2019, o país ganhou 1,2 milhão de novos lares com mais de 65 anos. Com este acréscimo a faixa etária dos idosos alcança um total de 9,4 milhões de lares brasileiros, entre eles,  64% têm entre 1 e 2 pessoas, 86% não têm crianças de até 12 anos e 38% têm carro. Além de menores, estas famílias têm uma renda média domiciliar mensal 9% maior do que o restante da população. Isto faz com que os idosos sejam a única faixa etária que mostra crescimento em consumo no Brasil. Neste cenário, os novos sêniores são um mercado com grande potencial de crescimento no futuro próximo. Apesar de todas as faixas etárias terem reduzido a frequência de compra de bens de consumo massivo (FMCG) nos últimos anos, atualmente, os idosos são o único target que apresentou crescimento em unidades (+2,1%), volume comprado (+0,6%) e valor desembolsado (+5,3%) nos últimos 12 meses terminados em julho deste ano.  E também gastam mais na compra de todas as categorias em comparação com a média geral da população, especialmente em higiene e beleza (+6,3%), bebidas (+7,3%) e commodities (+4,6%). No dia 1º de outubro, que marca o Dia Internacional do Idoso, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o idoso brasileiro tem o que comemorar. De acordo com Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Insights da Kantar, “Entre as pessoas maduras, 90% têm telefone celular, 45% acessam internet e 11% trabalham fora. Elas não se enxergam mais como idosas, por isso buscam produtos específicos e qualidade de vida”. 

REFORMA DA PREVIDÊNCIA APROVADA NA CCJ 

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou por 17 votos a 9 a nova versão do relatório do senador Tasso Jereissati ( PSDB-CE ). Das 77 emendas apresentadas, o senador Tasso acatou apenas uma supressiva, para não prejudicar o acesso à aposentadoria integral de quem recebe vantagens variáveis vinculadas a desempenho no serviço público, e corrigiu a redação do trecho que inclui os informais entre os trabalhadores de baixa renda que terão acesso ao sistema especial de inclusão previdenciária, com alíquotas favoráveis. O texto manteve o impacto fiscal  previsto de R$ 876,6 bilhões em 10 anos.

AUTOR: SÍLVIO PERSIVO –  COLUNISTA TEIA DIGITAL

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress