Interior

Exemplares do Código de Trânsito Brasileiro são entregues aos municípios de Ariquemes e Buritis

Detran Rondônia tem realizado ações, visando tornar o trânsito cada vez mais seguro

Os municípios que já aderiram à Municipalização de Trânsito em Rondônia, têm recebido exemplares do Código de Trânsito Brasileiro – CTB do Departamento Estadual de Trânsito – Detran. Ao fazer a entrega dos exemplares do CTB aos representantes dos municípios, a diretora-geral adjunta da Autarquia, Benedita Aparecida Oliveira, ressalta a importância do Código de Trânsito para o cidadão, principalmente aos profissionais que atuam no ramo.

Diretoria Municipal de Trânsito de Buritis recebe CTB

Na sexta-feira, 2, a diretora-geral adjunta do Detran Rondônia esteve na cidade de Buritis conversando com diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Jessé da Silva Costa, e com os agentes municipais de trânsito, Ruy dos Santos e Reginaldo Machado, onde trataram sobre o trabalho que vem sendo realizado no trânsito, em parceria com a Polícia Militar e outras demandas para melhoria das ações, como qualificação para os profissionais.

As reuniões realizadas nos órgãos municipais vão ao encontro das orientações do governador do Estado, Marcos Rocha, em deixar o trânsito de Rondônia cada vez mais seguro. “O Detran tem uma importante missão em garantir o cumprimento da legislação e manter o trânsito do Estado seguro. Os condutores de veículos têm papel fundamental no respeito à lei de trânsito. Temos na legislação a questão da municipalização do trânsito, que significa a integração do município para que sejam reforçadas questões quanto ao planejamento, fiscalização, e ações educativas”, enfatizou o governador.

Ariquemes é exemplo de cidade com trânsito municipalizado

Na ocasião, a diretora adjunta do Detran ressaltou sobre o artigo 24 do Código de Trânsito, que trata sobre a municipalização do trânsito, a qual integra o município ao Sistema Nacional de Trânsito – SNT. “Muito se fala em municipalização de trânsito, mas, ainda há gestores que  desconhecem a lei que trata sobre o tema e a sua importância”, disse a especialista em trânsito, que também manteve reunião com o secretário Municipal de Segurança e Trânsito de Ariquemes, Rodrigo Pedroti e com a diretora de Trânsito, Gleiciely Lopes.

MUNICIPALIZAÇÃO 

Ariquemes foi um dos primeiros municípios de Rondônia a municipalizar o trânsito e tem uma instituição bem estruturada que conta com 43 agentes municipais de trânsito.

“O processo de urbanização e o crescimento rápido das cidades, geram um sistema viário deficiente, o que tem gerado altos índices de sinistros e mortes no trânsito no Brasil a municipalização e o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no trânsito – Pnatrans é o caminho para um trânsito mais seguro e humanizado” afirmou Benedita Oliveira.

Foram entregues à Secretaria Municipal de Trânsito de Ariquemes, 64 exemplares do CTB. Benedita Oliveira, elogiou a prefeita Carla Redano e os profissionais que trabalham com o trânsito no município, que não têm medido esforços no sentido de oferecer à população segurança, por meio de planejamento, fiscalização e ações educativas e de circulação, estacionamento, sinalização entre outras ações.

A distribuição conta com a parceria da Secretaria Nacional de Trânsito – Senatran, Conselho Nacional de Trânsito – Contran, Fundação Mapfre e Detran Rondônia. O CTB foi sancionado através da Lei n° 9.503 em 1997. Autoridades de trânsito e condutores devem ficar atentos às alterações do CTB.

FONTE: SECOM/RO

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]