Mundo

EUA têm recorde de hospitalizações por covid-19

Em meio à disseminação da variante ômicron e à escassez de mão de obra, instituições estão permitindo que profissionais da saúde sigam trabalhando mesmo se testarem positivo para o coronavírus.

As hospitalizações por covid-19 nos Estados Unidos atingiram o recorde nesta segunda-feira (10/01), de acordo com uma contagem da agência de notícias Reuters, à medida que a variante ômicron se espalha pelo país, preocupando as autoridades quanto a uma possível saturação dos sistemas de saúde.

Foram 132.646 pessoas hospitalizadas com covid-19 nesta segunda-feira, superando o recorde anterior de 132.051 pacientes em hospitais, em janeiro do ano passado.

As hospitalizações aumentaram de forma constante desde o final de dezembro, dobrando nas últimas três semanas, quando a ômicron rapidamente ultrapassou a delta e se tornou a variante dominante nos EUA.

Embora potencialmente menos grave, as autoridades de saúde alertam que o grande número de infecções causadas pela ômicron pode sobrecarregar os sistemas hospitalares. Algumas instituições já suspenderam procedimentos eletivos. Outras estão permitindo que profissionais da saúde que testaram positivo para covid-19 continuem trabalhando.

Delaware, Illinois, Maine, Maryland, Missouri, Ohio, Pensilvânia, Porto Rico, Ilhas Virgens Americanas, Vermont, Virgínia, Washington D.C. e Wisconsin relataram níveis recordes de pacientes hospitalizados com o coronavírus recentemente, de acordo com a análise da Reuters.

A variante ômicron fez os casos de covid-19 nos EUA explodirem para uma média de 700.000 por dia. Apenas sete estados não estabeleceram recordes de infecções por covid-19 em 2022: Arizona, Idaho, Maine, Montana, Dakota do Norte, Ohio e Wyoming, segundo a Reuters.

Levando em consideração a população, Washington D.C., lidera o ranking de novas infecções, seguido de Rhode Island, Nova York, Nova Jersey, Massachusetts e Vermont.

Hospitais autorizam positivados a trabalhar

Autoridades de saúde da Califórnia anunciaram no fim de semana que funcionários de hospitais com resultado positivo para covid-19, mas sem sintomas, podem continuar trabalhando. Alguns hospitais em Rhode Island e no Arizona fizeram o mesmo. 

O Departamento de Saúde Pública da Califórnia disse que a nova política foi motivada por “escassez crítica de pessoal”.

No mês passado, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças disse que os profissionais de saúde infectados que não apresentem sintomas podem retornar ao trabalho após sete dias e com um teste negativo. No entanto, o tempo de isolamento pode ser reduzido ainda mais se houver escassez de pessoal.

Os trabalhadores infectados serão obrigados a usar máscaras N95 e devem tratar apenas pacientes positivos para covid-19. 

A Associação de Enfermeiros da Califórnia, com cerca de 100.000 membros, se opôs à decisão e alertou que isso levará a mais infecções.

A presidente da entidade, Cathy Kennedy, disse que o governador Gavin Newsom e outros líderes estaduais “estão colocando as necessidades das empresas de saúde antes da segurança de pacientes e trabalhadores”. “Queremos cuidar de nossos pacientes e vê-los melhorar, não potencialmente infectá-los”, completou.

Na área de Phoenix, a Dignity Health, uma importante operadora de hospitais, enviou um memorando aos funcionários dizendo que os contaminados com o coronavírus que se sentem bem o suficiente para trabalhar podem solicitar autorização a seus superiores.

Na semana passada, a França anunciou que permitiria que profissionais de saúde com sintomas leves de covid-19 ou assintomáticos continuassem tratando pacientes.

FONTE: REUTERS COM AFP

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]