Mundo

EUA defendem controle do petróleo venezuelano em reunião da OEA

Em reunião de emergência, diplomata norte-americano afirma que petróleo da Venezuela não deve ficar nas mãos de adversários do Hemisfério Ocidental e reforça ações contra Maduro.

Na Organização dos Estados Americanos (OEA), os Estados Unidos reforçaram sua posição sobre a crise venezuelana, afirmando que o petróleo da Venezuela não pode ser controlado por adversários estratégicos da região, como Irã, Rússia, China, Hezbollah e Cuba. A declaração foi feita pelo embaixador norte-americano Leandro Rizzuto durante reunião de emergência convocada para discutir o ataque à Venezuela e a prisão do presidente Nicolás Maduro.

Segundo Rizzuto, a operação não configurou invasão ou ocupação do país. O objetivo, segundo os EUA, foi a prisão de Maduro e sua esposa Cilia Flores, seguindo ordem judicial por indiciamento criminal. “Não foi uma interferência na democracia da Venezuela. A ação removeu o principal obstáculo para o futuro democrático do país”, afirmou o diplomata, solicitando a libertação de cerca de mil prisioneiros políticos.

Operação nos territórios venezuelanos
Militares norte-americanos retiraram Maduro e sua esposa de Caracas, provocando confrontos com forças de segurança locais e explosões na capital. O casal foi levado para Nova York, onde enfrenta acusações de envolvimento com narcoterrorismo, tráfico internacional de drogas e uso de armamento pesado.

Em audiência de custódia no Tribunal Federal do Brooklyn, Maduro declarou inocência e se definiu como “prisioneiro de guerra” e “homem decente”. Atualmente, ambos permanecem detidos em presídio federal no bairro do Brooklyn, sob supervisão das autoridades norte-americanas.

A reunião na OEA reforçou a narrativa estadunidense de que a proteção das reservas petrolíferas venezuelanas é uma questão de segurança estratégica para o Hemisfério Ocidental, destacando que os lucros do petróleo não beneficiam a população local devido ao controle de adversários políticos.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

FRNEWS TV: SENAR- Nosso Agro | Gestão do rebanho e sucessão familiar na Estância Mina Azul

PARCERIA

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digital por Silvio Persivo – Mercado reage à pesquisas eleitorais

    ABERTURA DA 3ª EXPOTURISMO RONDÔNIA 2026 A  abertura, em Porto Velho, da 3ª Expo Turismo Rondônia 2026 foi realizada nesta quinta-feira (8) no Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. A solenidade de abertura dirigida pelo do vice-presidente da Fecomércio-RO, Pedro Jucá de Oliveira, teve a participação do vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves; do superintendente […]